A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Apenas em uma alternativa a forma pronominal “me” não exerce a mesma função sintática de “ao consumidor pobre” (L.52/53). Marque-a:
Acerca da correção gramatical do texto, dos conteúdos nele apresentados e de sua tipologia textual, assinale a alternativa correta.
No que se refere às estruturas do texto e aos conteúdos nele apresentados, assinale a alternativa correta.
Acerca da correção gramatical do texto, dos conteúdos nele apresentados e de sua tipologia textual, assinale a alternativa correta.

Considerando-se as estruturas sintáticas e os aspectos semânticos da língua portuguesa nos fragmentos de texto acima, é correto afirmar que,
“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas..."; o segmento destacado mostra um vocábulo que, se trocado de posição, traz mudança de sentido e de classe gramatical. O mesmo pode ocorrer no seguinte segmento:
“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação".
Sobre as ocorrências do vocábulo que, nesse segmento do texto, é correto afirmar que:
O próprio autor classifica o seu texto no gênero textual denominado “crônica”; a característica desse gênero presente no texto é:
“Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história".
Com essa frase do texto, o cronista quer dizer que a comunicação virtual:
O humor da tira é trazido pela frase do menino, que marca a influência da internet, mas a charge tem uma incoerência, que é:
O título dado ao texto é “Sem tolerância com o preconceito”; esse posicionamento presente no título se liga:
Os segmentos abaixo estão ligados semanticamente; o segmento em que a troca de posição dos termos sublinhados NÃO é adequada ao contexto é:
Ainda que, no título, o texto fale de “preconceito”, no corpo do artigo ocorre: