Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo átono esteja corretamente empregado em relação à norma padrão.
No trecho “Acontece que nós seres humanos sofremos de uma “anomalia": não conseguimos viver no mundo da verdade, no mundo como ele é." (linhas 21 e 22), os dois pontos foram empregados para
A coerência da ideia proposta pelo autor, no primeiro parágrafo, é estabelecida a partir da apresentação da seguinte informação:
Na última frase do texto “Desta forma, ao menos desta vez, o governo agiu de maneira correta.", o autor deixa subentendida sua avaliação em relação ao governo. Desse modo, segundo o autor e através da expressão em destaque, o governo, normalmente:
A próclise observada em “se multiplicam" (l.7) e “se desenvolve" (l.14) é opcional, de modo que o emprego da ênclise nesses dois casos também seria correto — multiplicam-se e desenvolve-se, respectivamente.
Do emprego da forma “estavam dizimando” (R.2) infere-se que a ação de dizimar foi contínua durante a época citada no início do primeiro período do texto.
A vírgula logo após o termo “máquina" (R.12) poderia ser eliminada sem prejuízo para a correção gramatical do período no qual ela aparece.
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam preservados caso seu primeiro parágrafo fosse desmembrado em dois períodos da seguinte forma: A busca de dados e informações, e a interpretação do significado destes, tratam-se do que hoje se conhece pelo nome de inteligência. Mais ou menos, conforme a época, essa atividade sempre teve papel predominante na história humana, sobretudo na de política internacional.
No que diz respeito ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item abaixo.
O texto, caracterizado como dissertativo-informativo, trata das emoções e carências afetivas dos animais domésticos.
Julgue o próximo item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
"A falta de interação social na espécie humana" (linha 1): Na espécie humana, a falta de interação social
Pelas características predominantes do texto, assinale a alternativa que melhor indica seu gênero:
Marque a alternativa que registra a palavra que possui sufixo formador de advérbio:
De acordo com o processo de formação de palavras do texto, assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma palavra formada por derivação parassintética e uma formada por derivação prefixai e sufixal.