Observe a frase abaixo.
“Os especialistas identificam quando a mente foi tomada por traumas desequilibrantes."
Com base nas classes gramaticais empregadas no período, a alternativa correta é:
No texto, para se alcançar coerência e coesão, foram utilizados operadores linguísticos para se estabelecerem relações. A alternativa cuja relação foi identificada corretamente entre as proposições é:
O período composto por coordenação está explícito em:
Para a resolução da questão considere o texto abaixo:

Em relação às palavras retiradas do poema, analise as seguintes assertivas:
I. As palavras lâmpada, círculo e mágico seguem a mesma regra de acentuação.
II. A palavra alguém recebe acento por ser oxítona terminada por “em".
III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação.
Estão corretas:
Sabe-se que o uso de pronomes de tratamento e locuções pronominais tem larga tradição na Língua Portuguesa. Esse uso é empregado nas comunicações oficiais com o sentido de distinção e respeito. Assim:
I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo" (DD) às autoridades como como Presidente da República, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional etc. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
II. Fica dispensado o emprego do superlativo “ilustríssimo" para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento “Senhor".
III. “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham concluído curso de doutorado. IV. A forma “Vossa Excelência" é dirigida a uma pessoa com quem se fala. A forma “Sua Excelência" é dirigida a uma pessoa de quem se fala.
Ao ler as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
“A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, pois possibilita a imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende das demais características da redação oficial. " – Adaptado do Manual de Redação da Presidência da República (2002).
Assinale a alternativa que NÃO concorre para a clareza do texto:
Julgue o item seguinte, considerando a estruturação linguística do texto.
Na linha 2, a flexão, no masculino, do vocábulo “extraída" ─ extraído ─ preserva a correção gramatical do período, mas altera os mecanismos de referenciação.
Julgue o item seguinte, considerando a estruturação linguística do texto.
Por razões sintáticas semelhantes, é correta a supressão de “de" antes de “lipídios" (linha 19), assim como a supressão do elemento “a" (linha 16) que antecede “lactose" (linha 17), pois os dois elementos por ele regidos estão no feminino singular.
Nos seguintes trechos do texto “Ficou amuado, triste." e “[...] ao me colocar no lugar desse octogenário hiperativo [...]", as palavras em destaque significam, respectivamente:
Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras: amuado, abacateiro, hiperativo e depressão.
Assinale a alternativa cujo trecho selecionado do texto apresenta uma sequência textual narrativa.
Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o trecho “Os mais sortudos eram empregados para realizar a colheita ou para retirar lama dos canais da cidade. Os menos afortunados entravam para o exército, com grandes chances de morrer em uma guerra." (ℓ. 8 a 11), do texto 1A1-I. Assinale a opção em que a proposta mantém a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
No texto 1A1-I, a expressão “serviço sujo" (ℓ.12) foi empregada em referência