Exerce a mesma função sintática que a expressão "do acúmulo de dinheiro" (L.1/2) o termo
A necessidade de adequação à norma culta justifica a nova versão das frases de todas as alternativas, exceto:
Em todas as alternativas há problemas de concordância segundo a norma culta da língua, EXCETO:
Assinale a alternativa que contempla a norma culta quanto à regência verbal.
Leia o poema a seguir e responda à questão.
Analise o termo “deveres”, presente na frase “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa”, e assinale a alternativa INCORRETA.
Leia o poema a seguir e responda à questão.
A respeito do título do poema, “Seiscentos e sessenta e seis”, assinale a alternativa INCORRETA.
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta:
O ________________ do __________ ____________ deixou a plateia arrepiada.
Leia o poema a seguir e responda à questão.
A respeito dos termos “infeliz” e “nariz”, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta: I. O primeiro termo tem três sílabas (in-fe-liz) e o segundo termo tem duas (na-riz). II. Os termos estão ortograficamente incorretos, pois terminam com a letra “z”. III. O prefixo (in-) no termo ‘infeliz’ significa negação, ou seja, infeliz é “aquele que não é feliz”.
As figuras de linguagem são ferramentas comuns na construção de textos principalmente na esfera literária. Elas são essenciais para extrapolar o sentido denotativo das palavras, ou seja, para levá-las além do que está prescrito no dicionário. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que represente a figura de linguagem utilizada neste período.
“Agora serei castigada, afogando-me em minhas próprias lágrimas".
Alternativas:
Em relação ao aspectos morfossintáticos da frase abaixo, assinale a alternativa INCORRETA
Como talvez seja mais tarde, prepara-te para a visita do monstro, e não te desesperes ao triste pensamento de Alice: “Devo estar diminuindo de novo".
Alternativas:
Acerca dos encontros vocálicos e consonantais, analise:
I - Dá-se o nome de encontro consonantal à sequência de consoantes num vocábulo, ou seja, a contiguidade de duas ou três consoantes efetivamente pronunciadas;
II - Quando as duas consoantes se encontram em uma mesma sílaba, diz-se que o encontro consonantal é próprio ou perfeito. Quando as consoantes ficam em sílabas diferentes, diz-se que o é um encontro consonantal impróprio ou imperfeito;
III - Encontro vocálico é a sucessão de vogais em um vocábulo – gaiola, Bahia, caule, Uruguai, averiguei. Classificam-se em: ditongo, hiato e tritongo.
Dos itens acima:
Assinale a alternativa em que a palavra é acentuada pela seguinte razão: acentuam-se com agudo ou circunflexo se a sílaba for aberta ou fechada respectivamente, os vocábulos paroxítonos terminados em ditongos orais.
Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta:
De acordo com o autor, a expressão “McMundo" pode ser compreendida como sendo: