Todas as frases abaixo começam por um termo preposicionado; foram propostas novas formas de escritura de modo a suprimir esse termo. A opção em que a mudança proposta é inadequada por modificar o significado original, é:
Observe o seguinte texto narrativo: “O homem seguia capengando, no meio da noite, com uma lanterna na mão esquerda. Eu o seguia a certa distância e o vi aproximar-se de algumas latas de lixo, que ele vasculhava com um cabo de vassoura. Depois de ter visitado algumas latas, constatando que eu não deixava de segui-lo, virou-se, levantou a lanterna, iluminando o meu rosto, e reclamou: - Você quer me fazer concorrência?”
Sobre o narrador deste segmento, a afirmação correta é:
Em todas as frases abaixo há a presença do verbo fazer + infinitivo. Foram propostas formas modificadas dessas frases, substituindo essa estrutura (fazer + infinitivo) por um só verbo de sentido equivalente. A opção em que essa substituição foi feita de forma adequada é:
Todas as frases abaixo mostram afirmações de caráter pejorativo (negativo). Foram propostas modificações com negativas de modo a atenuá-las; a modificação proposta que se mostra inadequada por ter modificado o sentido original, é:
Abaixo está o verbete da palavra brotinho.
BROTINHO [Dim. de broto.] S. m. Gír. Bras. 1. Moça ou rapaz no começo da adolescência: “Os velhos procuram nas Lolitas, nos brotinhos, o rejuvenescimento por indução” (Gente de Terceira Classe, José Rodrigues Miguéis).
A única informação sobre o vocábulo brotinho ausente desse verbete é:
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. A arte melhora o poder de abstração dos indivíduos, sem, contudo, ter influência em áreas como as Ciências Biológicas e Tecnológicas.
II. Existem várias questões a serem pensadas quando se fala em “renovar a Educação” e não somente a preocupação com modelos de ensino em tempos de pandemia.
III. A arte e a cultura podem aumentar o capital de conhecimento do indivíduo.
Quais estão corretas?
Considerando a palavra “pandemia”, retirada do texto, analise as assertivas a seguir:
I. A palavra apresenta o mesmo número de fonemas e de letras.
II. Há nela a presença de um ditongo crescente.
III. Trata-se de palavra proparoxítona, cuja sílaba tônica é “pan”.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que indica a função sintática da oração introduzida pela palavra “que”, na linha 07.
“Os homens prudentes, pelos casos passados e pelos presentes, julgam os que estão por vir.”
Essa frase pode apresentar ambiguidade, já que o segmento “os que estão por vir” pode referir-se a “homens” ou a “casos”.
A frase abaixo em que há uma ambiguidade possível é:
Acerca do significado de algumas palavras grifadas do Texto 1, assinale a alternativa em que o sentido indicado
entre parênteses está CORRETO.
Para apreender a ideia principal do Texto 2, é necessário observar que ele se organiza na forma de:
Considerando o gênero em que o Texto 1 se comunica, é CORRETO concluir que o seu principal propósito é:
Acerca das relações entre termos e orações que constroem as ideias e estão a serviço da apreensão dos sentidos do
texto, assinale a alternativa CORRETA.
“Também leio livros, muitos livros: mas com eles aprendo menos do que com a vida. Apenas um livro me ensinou muito: o dicionário. Oh, o dicionário, adoro-o. Mas também adoro a estrada, um dicionário muito mais maravilhoso.”
Depreende-se desse pensamento que seu autor:
“Também leio livros, muitos livros: mas com eles aprendo menos do que com a vida. Apenas um livro me ensinou muito: o dicionário. Oh, o dicionário, adoro-o. Mas também adoro a estrada, um dicionário muito mais maravilhoso.”
Depreende-se desse pensamento que seu autor: