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O editorial aponta como um dos problemas da educação paulista

O Território Étnico de Alcântara, no Maranhão, começa a se formar no final do século 19, com o abandono das terras (1) por seus proprietários (2). (linhas 13 e 14)

Tomando-se o substantivo abandono como deverbal, é correto afirmar que em (1) e (2) tem-se, respectivamente,

Sabendo que o verbo “Convir” é irregular, assinale a alternativa em que se erra no registro de sua flexão.

Considerando que a passagem “Padre Antônio disse: como pode, você não ficou sabendo?”

(1º§) ilustra o discurso direto, caso o fragmento destacado fosse transcrito para discurso indireto, a construção verbal deveria ser a seguinte:

A seleção dos adjetivos e de outros termos caracterizadores é fundamental para a produção de efeitos na composição dos textos. Dentre as passagens abaixo, retiradas do texto, assinale a que não destaca um exemplo de caracterização subjetiva.

Em “Mas o ‘quase’ era atroz”, o vocábulo destacado tem seu sentido realçado pelas aspas, mas também em função de, no contexto em que se encontra, assumir um caráter:

A respeito da expressão destacada em “Claro que seu rosto era quase o mesmo de Georgina”, é correto afirmar que, na frase em que encontra, estabelece um papel de:

As partes de um texto precisam ser bem articuladas para a construção de seu sentido global. Considerando a última frase do primeiro parágrafo, percebe-se que ela:

Uma leitura atenta do texto permite-nos perceber que a subjetividade que o caracteriza já é antecipada no propósito apresentado logo no início. Nesse sentido, pode-se afirmar que, para o enunciador:

O substantivo composto “mal-entendidos”, presente no texto, está flexionado no plural.

Dentre os vocábulos listados abaixo, assinale aquele que segue a mesma norma para a flexão de número.

Na oração “a quem ele amara de verdade”, justifica-se a presença da preposição destacada em função:

Considerando-se o vocábulo destacado em “Centro de Envelhecimento Cognitivo e Epidemiologia Cognitiva” (2º§), é possível notar que foi constituído a partir dos seguintes processos formadores:

A partir da “peculiaridade incomum”, apresentada no segundo parágrafo, pode-se inferir que:

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

Motivado pela musa natalina, o autor do texto avalia que

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