Em seu relato, Millôr Fernandes se vale da expressão “a paz da descrença”, à qual ele chegou
Considere as seguintes orações:
I. O menino perdeu seus pais.
II. A perda dos pais desesperou o menino.
III. O menino encontrou a paz da descrença.
Essas orações articulam-se com clareza, correção e coerência no seguinte período único:
Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse. Punha anúncios nas folhas públicas, com os sinais do fugido, o nome, a roupa, o defeito físico, se o tinha, o bairro por onde andava e a quantia de gratificação. (4o parágrafo)
Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente,
Casos houve, ainda que raros, em que o escravo de contrabando, apenas comprado no Valongo, deitava a correr (3o parágrafo)
No contexto em que se insere, o trecho sublinhado expressa ideia de
No poema, o eu lírico recorre a um enunciado paradoxal no seguinte verso:
Observe o excerto retirado do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”: “Na fase pré-escolar, elas consideram o cérebro responsável pela execução de tarefas como resolver problemas de matemática ou descobrir como funciona um brinquedo, mas imaginam que ele nada tenha a ver com os sentimentos e a imaginação.” e assinale a alternativa cujas alterações mantêm as relações sintáticas e
semânticas originais.
Considerando os excertos retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, assinale a alternativa correta.
Observe o excerto retirado do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”: “Na fase pré-escolar, elas consideram o cérebro responsável pela execução de tarefas como resolver problemas de matemática ou descobrir como funciona um brinquedo, mas imaginam que ele nada tenha a ver com os sentimentos e a imaginação.”
e assinale a alternativa cujas alterações mantêm as relações sintáticas e semânticas originais.
Sobre as duas situações narradas na crônica, assinale a opção que indica a correspondência inadequada.
“O templo de Nanzoin em Sasaguri, Fukuoka, deixou claro, em cartazes feitos em nada menos que 12 idiomas, para não-japoneses ficarem longe, após uma série de advertências verbais aos turistas.”
Infere-se desse segmento do texto que
Analise o segmento de texto a seguir.
“Os japoneses estão irritados com o comportamento de turistas que visitam templos, fontes sagradas e até mesmo lojas em Tóquio. A falta de educação dos visitantes, que sobem em telhados, levam sua própria comida para locais que vendem alimentos e usam qualquer coisa como cinzeiro tira do sério quem vive no local.”
Assinale a opção em que a preposição destacada é uma exigência de um termo anterior
O texto traz à tona uma reflexão a respeito dos mega incêndios que têm assolado a Europa nos últimos anos. Dentre os principais fatores mencionados pela autora, e que estão associados direta ou indiretamente a tais eventos, podem ser citados vários deles, EXCETO
Considere as afirmativas a seguir no que se refere à pontuação.
I. O ponto e vírgula empregado na linha 11 serve para separar orações que se contrabalançam em forma expressiva, formando antítese.
II. Os parênteses empregados na linha 12 poderiam ser substituídos por travessões, sem prejuízo para o sentido do texto.
III. O emprego de aspas entre as linhas 23 e 24 não é obrigatório, já que destacam informações de um documento.
Assinale