Observe as composições a seguir.
Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes.
A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia" é
O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.
A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.
Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é
Entre o primeiro e o último período do texto 1 há uma série de afirmações que têm a finalidade de:
“O homem hoje em dia desenvolveu para tudo que costumava fazer com o próprio corpo, extensões ou prolongamentos desse mesmo corpo”; “Nosso sistema de transportes faz agora o que costumávamos fazer com os pés e as costas”. Pela observação desses dois segmentos do texto, pode-se ver que o autor:
Um cidadão comum precisou verificar num dicionário o significado da palavra caixa e, ao deparar-se com o verbete, leu o seguinte:
A alternativa que mostra uma observação ERRADA sobre o verbete é:
Noticiando a realização de uma festa de que participaram muitas pessoas consideradas desagradáveis, um jornalista escreveu: “Espero que na festa do próximo ano continuem a me incluir fora dessa”!
O comentário do jornalista é inadequado porque:
“A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrente do extravio dos documentos anexo será de responsabilidade do transportador”.
Se reescrevermos essa frase fazendo as correções necessárias, teremos:
A frase que NÃO apresenta uma estruturação paralela, como as demais, é:
“Dinheiro é meio de estender os benefícios e de armazenar trabalho”; a reescritura dessa frase que altera o seu sentido original é:
Um texto de publicidade que abordava a visitação a uma espécie de Jardim Botânico dizia: “Condições especiais de visitação por tempo limitado”. Há um problema sério na estruturação desse texto, que é a sua ambigüidade; entre os possíveis sentidos decorrentes de leituras diversas desse texto estão:
I – a visitação tem uma duração de tempo limitada;
II – as condições especiais de visitação têm duração limitada;
III – a visitação sob condições especiais pode ser ameaçada pelo tempo;
IV – a visitação é feita sob condições especiais do tempo.
Os possíveis sentidos são somente:
Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é:
A relação ERRADA entre verbo e substantivo é:
NÃO há a devida correlação temporal das formas verbais em:
Algumas palavras ou expressões do texto só podem ter seu significado apreendido se o leitor tiver conhecimento de algumas informações sobre a produção desse texto: seu autor, o momento de sua produção, o local em que foi escrito etc. Nesse sentido, a alternativa abaixo que apresenta um segmento sublinhado que é exemplo desse tipo de palavra ou expressão é: