Um cidadão comum precisou verificar num dicionário o significado da palavra caixa e, ao deparar-se com o verbete, leu o seguinte:
A alternativa que mostra uma observação ERRADA sobre o verbete é:
Noticiando a realização de uma festa de que participaram muitas pessoas consideradas desagradáveis, um jornalista escreveu: “Espero que na festa do próximo ano continuem a me incluir fora dessa”!
O comentário do jornalista é inadequado porque:
“A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrente do extravio dos documentos anexo será de responsabilidade do transportador”.
Se reescrevermos essa frase fazendo as correções necessárias, teremos:
A frase que NÃO apresenta uma estruturação paralela, como as demais, é:
“Dinheiro é meio de estender os benefícios e de armazenar trabalho”; a reescritura dessa frase que altera o seu sentido original é:
Um texto de publicidade que abordava a visitação a uma espécie de Jardim Botânico dizia: “Condições especiais de visitação por tempo limitado”. Há um problema sério na estruturação desse texto, que é a sua ambigüidade; entre os possíveis sentidos decorrentes de leituras diversas desse texto estão:
I – a visitação tem uma duração de tempo limitada;
II – as condições especiais de visitação têm duração limitada;
III – a visitação sob condições especiais pode ser ameaçada pelo tempo;
IV – a visitação é feita sob condições especiais do tempo.
Os possíveis sentidos são somente:
Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é:
A relação ERRADA entre verbo e substantivo é:
NÃO há a devida correlação temporal das formas verbais em:
Algumas palavras ou expressões do texto só podem ter seu significado apreendido se o leitor tiver conhecimento de algumas informações sobre a produção desse texto: seu autor, o momento de sua produção, o local em que foi escrito etc. Nesse sentido, a alternativa abaixo que apresenta um segmento sublinhado que é exemplo desse tipo de palavra ou expressão é:
Em todas as alternativas abaixo aparecem dois elementos do texto ligados pela conjunção E; a alternativa em que o segundo elemento mostra uma evolução temporal em relação ao primeiro é:
Um texto publicitário das Aerolíneas Argentinas mostra a seguinte frase: “Continuamos crescendo e isso se sente no ar”. Nessa frase há o apelo a uma duplicidade de sentido presente na expressão “sente no ar”; esse mesmo processo ocorre em:
I – O Brasil respeita os direitos humanos; II – A ONU criticou a posição do Brasil em relação ao respeito aos direitos humanos; III – O governo vai responder às críticas da ONU. Respeitando a seqüência em que estão apresentadas as três frases acima, os conectivos que poderiam ser adequadamente empregados, respectivamente, no início do período e entre as frases seguintes, são:
No conjunto de frases abaixo, o termo sublinhado tem valor geral e substitui o termo específico anteriormente grafado em maiúsculas. A alternativa em que a substituição NÃO se processa desse mesmo modo é:
“Se ele lesse, eu também leria”; a alternativa que apresenta uma frase com essa mesma estrutura, mas com forma verbal EQUIVOCADA é: