Em todas as alternativas abaixo aparecem dois elementos do texto ligados pela conjunção E; a alternativa em que o segundo elemento mostra uma evolução temporal em relação ao primeiro é:
Um texto publicitário das Aerolíneas Argentinas mostra a seguinte frase: “Continuamos crescendo e isso se sente no ar”. Nessa frase há o apelo a uma duplicidade de sentido presente na expressão “sente no ar”; esse mesmo processo ocorre em:
I – O Brasil respeita os direitos humanos; II – A ONU criticou a posição do Brasil em relação ao respeito aos direitos humanos; III – O governo vai responder às críticas da ONU. Respeitando a seqüência em que estão apresentadas as três frases acima, os conectivos que poderiam ser adequadamente empregados, respectivamente, no início do período e entre as frases seguintes, são:
No conjunto de frases abaixo, o termo sublinhado tem valor geral e substitui o termo específico anteriormente grafado em maiúsculas. A alternativa em que a substituição NÃO se processa desse mesmo modo é:
“Se ele lesse, eu também leria”; a alternativa que apresenta uma frase com essa mesma estrutura, mas com forma verbal EQUIVOCADA é:
A alternativa que completa corretamente as lacunas da seguinte frase é:
“Quando ____ mais barato, o carro ____ um bem muito mais popular”.
Nos textos ocorrem vocábulos que se referem a termos anteriores, processo que é responsável parcial pela coesão do texto. Entre as alternativas abaixo, aquela que NÃO apresenta, corretamente sublinhado, o termo anterior a que se refere o segmento em maiúsculas, é:
“De fato, podemos tratar de todas as coisas materiais feitas pelo homem como extensões ou prolongamentos...”; a expressão sublinhada tem a finalidade de:
A alternativa abaixo em que a substituição do termo sublinhado NÃO foi realizada de forma adequada é:
Na posição em que se encontram, as palavras assinaladas nas frases abaixo geram ambigüidade, EXCETO em:
Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios abaixo, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas apenas em:
“Se ele trabalhar, eu também trabalharei!”; a alternativa que tem uma frase com essa mesma estrutura, mas com forma verbal EQUIVOCADA é:
Segundo o autor do texto 1, todas as coisas materiais são extensões ou prolongamentos do que o homem fazia com o corpo ou com alguma parte especializada do corpo. Entre as alternativas abaixo, aquela que NÃO apresenta um exemplo adequado dessas extensões ou prolongamentos é:
“A mobília substitui o acocorar-se e sentar-se no chão.”; a alternativa abaixo que mostra uma forma de reescritura dessa mesma frase, com alteração de seu sentido original, é:
“Dinheiro encontrado debaixo da terra. Plantadores do interior de São Paulo, organizados numa cooperativa, começaram a ganhar dinheiro com a exportação de minhocas para os Estados Unidos”. Quando se lê esta notícia, nota-se que seu título tem duplo sentido; Analise as frases abaixo:
I – Dinheiro encontrado, por acaso, debaixo da terra.
II – A terra produz dinheiro sem querer.
III – Debaixo da terra há muitas riquezas.
IV – Dinheiro produzido a partir de riquezas de debaixo da terra.
O duplo sentido do título está explicitado em: