E se todos os carros fossem elétricos? Fazem-se muitas conjecturas a respeito dessa questão. Entre elas, encontram-se as apresentadas nos itens seguintes, que devem ser julgados quanto à correção gramatical.
I. O ar, nas cidades, ficariam melhor que em feriado popular; já se sabem que os carros elétricos não soltam nada pelo escapamento, coisa que nem tem.
II. As avenidas ficariam bem mais silenciosas, já que carros assim não fazem barulho, fora o buzinaço que não vai acabar nunca.
III. É obvio que uma mudança dessas deixaria os países do mundo menos dependente de petróleo.
Assinale a opção correta.
O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil
Veja o slogan dessa campanha:
O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque
I. se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais
II. deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxi-biodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam
III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade
IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plasticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários
Estão CORRETAS somente as afirmativas
Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora?
Assinale a opção correta quanto ao emprego do sinal indicativo de crase.
Nos itens seguintes, são apresentados fragmentos sucessivos adaptados do texto Identidade e Migração em Áreas Fronteiriças, de Rogério Haesbaert e Marcelo de Jesus Santa Bárbara (Internet: ). Julgue-os quanto à correção gramatical.
I Um dos processos sociais contemporâneos que dá relevância ao estudo da dimensão cultural é aquele que envolve a dinâmica migratória, cada vez mais destacada no cenário mundial globalizado.
II O Brasil, visto como um país imune aos dilemas étnicos e culturais que afetam o mundo nas últimas décadas, e os brasileiros, às vezes, até enaltecidos como exemplos de democracia racial, pareciam alheios ao debate sobre o poder da identidade e os grandes fluxos migratórios deste final de século.
III Estávamos enganados: não só o mito da democracia racial a muito vem sendo questionado, como não eramos de forma alguma, imunes aos grandes fluxos migratórios e as questões de ordem cultural envolvendo essa dinâmica da população.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção incorreta a respeito das relações de coesão no texto acima.

Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas do texto acima.
Assinale a opção em que a proposta de substituição dos sinais de pontuação preserva a correção gramatical e a coerência textual, considerando que, quando necessárias, sejam feitas as devidas alterações nas letras iniciais maiúsculas ou minúsculas.
Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:
Leia a charge:
Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite:
Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa
Em: “...fora um sentimento sério, grave e absorvente.” (1º§), a concordância nominal está de acordo com as normas gramaticais vigentes e a alternativa abaixo que INFRINGIU
tais normas é:
A opção a seguir que contém o mesmo tipo de predicado que o da oração: “...mas não maldisse a Pátria.” (3º§) é:

Considerando os sentidos e aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os próximos itens.
A diferença existente entre "tempo livre" e "tempo não-livre" é a mesma que distingue as pessoas que estão "convictas de que agem por vontade própria" (L.12) daquelas "pessoas não-livres" (L.19-20) que desconhecem a "sua não-liberdade em si mesma" (L.20).

Considerando os sentidos e aspectos lingüísticos do texto acima,
julgue os itens de 1 a 13.
A partir do desenvolvimento das idéias do texto, é correta a seguinte inferência: nas linhas de 20 a 22, o trecho entre aspas reproduz uma fala consensual, de natureza repressora, que atua sobre as pessoas e é decorrente do sistema funcional em que as pessoas se inserem.

Considerando os sentidos e aspectos lingüísticos do texto acima,
julgue os itens de 1 a 13.
No texto, o verbo "sair" (L.24) tem duplo sentido: o literal, "Passar-a-noite-a-céu-aberto" (L.24); e o figurado, protestar "contra o tédio e o convencionalismo burgueses" (L.23-24).