Assinale a alternativa correta:
Aponte a alternativa em a partícula se não é pronome:
Aponte a oração subordinada substantiva subjetiva:
O trecho – ... nós não existimos em relação a elas... – permanecerá redigido corretamente, conforme a norma- -padrão da língua, e com o sentido preservado, se a expressão destacada for substituída por:
O trecho – Não há homem ou mulher que por acaso não se tenha olhado ao espelho e se surpreendido consigo próprio. – está reescrito com as expressões em destaque flexionadas no plural e as formas verbais flexionadas no pretérito, de acordo com a norma-padrão da língua e sem prejuízo de sentido, em:
O recurso linguístico utilizado nessa tirinha, que produz o efeito de sentido foi:
Das palavras listadas abaixo, uma delas possui mais fonema do que letras. Isso ocorre em:
No contexto, o que a palavra “incrível”, empregada pelo narrador no final do primeiro parágrafo, expressa?
“Todos nós já nos encontramos na rua, algum dia, com um papel de bala na mão [...]. Muitos de nós, não encontrando nenhuma, já jogamos o papel no chão.” Observe o verbo “jogar” nesse trecho. Sobre o mesmo, no que se refere à concordância, é CORRETO afirmar.
“Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.” A palavra destacada:
Atente-se para os versos abaixo para responder a questão.

A palavra “que" é um pronome relativo que exerce função de:
Ao abordar o tema dos empréstimos linguísticos, o professor José Luiz Fiorin declara que: “A gramática não se encontra ameaçada por empréstimos estrangeiros, pois eles são pronunciados de acordo com o sistema fonológico do português e usados segundo a morfologia e a sintaxe de nosso idioma.” (FIORIN, 1996, p.225-226) Os termos citados no texto de Mário Perini que melhor ilustram o comentário acima são
O enunciado do texto de Mário Perini em que a palavra sublinhada é substituída pelo termo entre parênteses, sem grande comprometimento do sentido original, é
“Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.” A palavra destacada: