O uso textual-discursivo do ponto de interrogação na expressão “Ato falho? Sei não.” sinaliza
As questões 14 e 15 são baseadas no Texto II.
A charge em análise revela que as pessoas, atualmente
Leia a letra desta canção do grupo “Titãs" e responda às próximas três questões.
“O Pulso"
O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa...
Peste bubônica
Câncer, pneumonia
Raiva, rubéola
Tuberculose e anemia
Rancor, cisticercose
Caxumba, difteria
Encefalite, faringite
Gripe e leucemia...
E o pulso ainda pulsa
E o pulso ainda pulsa.
Hepatite, escarlatina
Estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo
Esquizofrenia
Úlcera, trombose
Coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes
Asma, cleptomania...
E o corpo ainda é pouco
E o corpo ainda é pouco
Assim...
Reumatismo, raquitismo
Cistite, disritmia
Hérnia, pediculose
Tétano, hipocrisia
Brucelose, febre tifoide
Arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie
Cãibra, lepra, afasia...
O pulso ainda pulsa
E o corpo ainda é pouco
Ainda pulsa
Ainda é pouco
Pulso
Pulso
Pulso
Pulso
Assim...
Analise os itens dados sobre o texto e assinale a alternativa correta: I - A letra da canção é construída a partir de um processo chamado enumeração. II - A classe de palavras que predomina é o adjetivo. III - O texto é predominantemente nominal. IV - Entre os termos de significação mais genérica, o que engloba a maioria das palavras na canção são doenças. V - “O pulso ainda pulsa”, “E o corpo ainda é pouco.” Há uma relação de concessão entre os dois enunciados. Embora o pulso ainda pulse, ou seja, ainda haja vida, tantos sentimentos ruins e doenças fazem com que o corpo não possa suportá-los.
Marque a alternativa onde temos uma frase afirmativa.
Assinale a opção onde tenha um pronome pessoal oblíquo.
O uso diário que as pessoas fazem da palavra “saúde"
contribuiu para que ela perdesse seu valor semântico original,
tornando-a uma palavra “tola".
Na argumentação desenvolvida no texto, a informação presente em “Teoricamente, a higidez não tem voz” (L. 4 e 5) é contraposta à informação presente em “Às vezes, a voz da saúde é a voz do corpo grato” (L. 22 e 23).
A forma verbal “acreditava" (L.3) está flexionada no singular
para concordar com a palavra “parte" (L.2), mas poderia ser
substituída sem prejuízo à correção gramatical pela forma
verbal acreditavam, que estabeleceria concordância com o
termo composto “dos médicos e da população" (L.2).
Nos termos “livres de impurezas tóxicas" (L. 10 e 11) e “risco
da disseminação descontrolada" (L.20), verifica-se paralelismo
de funções sintáticas entre “de impurezas" e “da disseminação"
e entre “tóxicas" e “descontrolada".
Um segmento do texto encontra seu sentido expresso em outros termos em:
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
Atente para a construção das seguintes frases:
I. Para o caso do escritor, apenas o segundo conceito é obrigatório.
II. A solução de um problema não cabe aos escritores, cuja preocupação maior está em sua exposição.
III. Ele não confia muito nos escritores, que apresentam soluções mais ou menos óbvias.
A supressão da vírgula altera significativamente o sentido da frase que está em
Por apresentar deficiência em sua estrutura, é preciso CORRIGIR a redação da seguinte frase
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 5.
Com a literatura de cordel como aliada, o clichê de "mudar o mundo" não soa tão inalcançável. Os folhetos de cordel são
baratos, acessíveis e extremamente fáceis de transportar e de compartilhar com outras pessoas. Melhor ainda: são ideais para a sala
de aula. Entre rimas, estrofes e melodias, muitos assuntos pertinentes podem ser tratados e debatidos.
Nos últimos quatro anos, desde que comecei a publicar os meus cordéis, recebi centenas de mensagens com depoimentos de
educadores que compram meus folhetos e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais, de gênero, de diversidade sexual e
história. Com a série Heroínas Negras na História do Brasil, séculos de esquecimento começam a ser rompidos e muita gente escuta
falar, pela primeira vez, sobre as mulheres negras que foram líderes quilombolas e guerreiras na luta contra a escravidão.
Pelo cordel, nomes como Tereza de Benguela, Dandara dos Palmares, Zacimba Gaba e Mariana Crioula protagonizam
discussões acaloradas sobre racismo e machismo; até mesmo uma aula de português pode ser a oportunidade perfeita para colocar
essas questões em pauta.
Esse tipo de cordel com proposta social é chamado de Cordel Engajado e pode trazer política, defesa de causas e críticas
sociais para a literatura de uma maneira profundamente envolvente. Afinal, a literatura de cordel é excelente para a transformação da
sociedade em uma realidade onde exista mais equidade e respeito pela diversidade.
Esse respeito, aliás, pode começar pela própria valorização do cordel, algo que só deve acontecer quando todos os
empecilhos preconceituosos forem tirados do caminho. Ainda há muito a se caminhar, sobretudo com o alarme do tempo piscando e
gritando que um dia, infelizmente, o cordel pode virar artigo de museu.
(Adaptado de: ARRAES, Jarid. "A literatura de cordel...", Blooks. Rio de Janeiro: Ginga Edições, 2016, p. 12-13)
Leia as afirmações abaixo a respeito da pontuação do 2º parágrafo. I. A vírgula imediatamente após “anos” tem por função separar dois segmentos de função sintática semelhante no período. II. A vírgula imediatamente após “cordéis” justifica-se pelo fato de que todo o trecho anterior a ela, de caráter adverbial, antecede a oração principal. III. Imediatamente após o termo “rompidos” pode-se acrescentar uma vírgula, uma vez que separaria orações de sujeitos diferentes. Está correto o que se afirma em