Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25984 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia o texto a seguir para responder a questão.

A ideia de educação, defendida pelo texto, somente NÃO prevê

O texto abaixo de Duke e o de Pedro Henrique Oliveira Gomes se relacionam por

A leitura do texto somente NÃO permite afirmar que

O uso da vírgula está de acordo com as regras da norma padrão em:

Leia um trecho da entrevista realizada com a jogadora Marta por Fernando Fernandes:

Fragmento 1

Fragmento 2

Sobre os fragmentos 1 e 2, é correto afirmar:

I. A passagem do fragmento 1 para o fragmento 2 implica a transformação de um texto caótico e desorganizado para outro bem formado e controlado.

II. A eliminação de repetições/hesitações e uso de recursos da escrita para construir articulações entre partes do texto foram estratégias usadas para transformar o fragmento 1 no fragmento 2.

III. O processo de transformação do fragmento 1 para o fragmento 2 é chamado de retextualização.

IV. No trecho “Busco, a cada ano, novos objetivos e dar continuidade a tudo isso", seria mais adequado o uso de uma oração subordinada adverbial final à oração coordenada precedida pela conjunção “e".

Em relação a essas assertivas, estão CORRETAS as afirmativas

Há uso da linguagem conotativa no trecho:

A substituição dos termos destacados por pronomes oblíquos átonos está CORRETA, de acordo com a norma padrão, em

Esse texto foi escrito para informar que

No trecho:

a palavra que está substituindo:

Leia o seguinte texto, para responder a questão.


O principal objetivo do texto é

Leia o seguinte texto, para responder a questão.


A ideia de revisão de valores, defendida pelo texto, somente NÃO prevê

Releia o seguinte trecho: “Nesses departamentos, existem laboratórios ultramodernos, pistas de testes (quando é o caso), campos de aplicação experimental, oficinas para montagem de protótipos”. O autor pretendeu afirmar que, nesses departamentos:

Pelo Texto 2, podemos concluir que uma das “pedras no caminho escolar” é:

Interprete o seguinte trecho do Texto 1: “Esses textos constituem os chamados gêneros textuais e foram historicamente criados pelas pessoas”. Assinale a alternativa em que o sentido global desse trecho está mantido.

Observe o seguinte trecho: “De acordo com o momento histórico, pode nascer um gênero novo, podem desaparecer gêneros de pouco uso ou, ainda, um gênero pode sofrer mudanças”. O segmento sublinhado pode ser substituído, sem alteração do sentido, por:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282