Leia o texto a seguir para responder a questão.
A ideia de educação, defendida pelo texto, somente NÃO prevê
O texto abaixo de Duke e o de Pedro Henrique Oliveira Gomes se relacionam por
A leitura do texto somente NÃO permite afirmar que
O uso da vírgula está de acordo com as regras da norma padrão em:
Leia um trecho da entrevista realizada com a jogadora Marta por Fernando Fernandes:
Fragmento 1
Fragmento 2
Sobre os fragmentos 1 e 2, é correto afirmar:
I. A passagem do fragmento 1 para o fragmento 2 implica a transformação de um texto caótico e desorganizado para outro bem formado e controlado.
II. A eliminação de repetições/hesitações e uso de recursos da escrita para construir articulações entre partes do texto foram estratégias usadas para transformar o fragmento 1 no fragmento 2.
III. O processo de transformação do fragmento 1 para o fragmento 2 é chamado de retextualização.
IV. No trecho “Busco, a cada ano, novos objetivos e dar continuidade a tudo isso", seria mais adequado o uso de uma oração subordinada adverbial final à oração coordenada precedida pela conjunção “e".
Em relação a essas assertivas, estão CORRETAS as afirmativas
A substituição dos termos destacados por pronomes oblíquos átonos está CORRETA, de acordo com a norma padrão, em
No trecho:
a palavra que está substituindo:
Leia o seguinte texto, para responder a questão.
O principal objetivo do texto é
Leia o seguinte texto, para responder a questão.
A ideia de revisão de valores, defendida pelo texto, somente NÃO prevê
Releia o seguinte trecho: “Nesses departamentos, existem laboratórios ultramodernos, pistas de testes (quando é o caso), campos de aplicação experimental, oficinas para montagem de protótipos”. O autor pretendeu afirmar que, nesses departamentos:
Pelo Texto 2, podemos concluir que uma das “pedras no caminho escolar” é:
Interprete o seguinte trecho do Texto 1: “Esses textos constituem os chamados gêneros textuais e foram historicamente criados pelas pessoas”. Assinale a alternativa em que o sentido global desse trecho está mantido.
Observe o seguinte trecho: “De acordo com o momento histórico, pode nascer um gênero novo, podem desaparecer gêneros de pouco uso ou, ainda, um gênero pode sofrer mudanças”. O segmento sublinhado pode ser substituído, sem alteração do sentido, por: