Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25984 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia a frase a seguir: Averiguei que Luana também atravessou o saguão, carregando uma bacia de louça suja que ninguém imaginaria ser demasiado pesada para seus braços finos. Nessa frase existem:

Leia os textos I, II e III, abaixo, para responder às questões 01, 02 e 03:

Os textos apresentados pertencem a gêneros distintos, embora falem do mesmo tema: padrão de beleza. As razões que explicam os diferentes padrões são várias. É como se os seres humanos não conseguissem viver sem perseguir uma forma ideal. Compare os textos e considere as asserções formuladas sobre eles: I - Embora abordem a mesma temática, os textos apresentam visões diferentes sobre o padrão de beleza atual. II - O texto II recorre a metáforas para divulgar um refrigerante diet e estabelecer a magreza como a perfeição da forma física. III - O texto III “vende” a imagem de que para ser feliz e conseguir sucesso, em nossa sociedade, é imprescindível ser macérrimo. IV - O texto I difere dos textos II e III, embora haja uma relação semântica entre eles. V - Os textos II e III utilizam-se da linguagem denotativa e buscam influenciar o comportamento do leitor. Podem ser consideradas CORRETAS as asserções:

Ele se condena a um fundamentalismo visceral que o fez, outrora, organizar massacres ao impor a sua religião e, hoje, guerras para forçar a democracia no Iraque e no Afeganistão.
A palavra “QUE” possui classificações e funções diferentes, a depender do seu emprego na frase. A alternativa em que essa palavra tem classificação diferente da que foi empregada na frase acima é:

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao que se afirma a respeito dos aspectos do texto.


Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

Somente após receber a herança da tia, a narradora tornou-se

uma mulher independente, capaz de governar-se pelos próprios

meios.



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

A narradora utiliza a expressão “outra metade da raça

humana" (R.25) para se referir ao gênero masculino.


Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,

julgue os itens a seguir.

A autora refuta, no texto, a ideia de que a beleza da mulher

brasileira limita-se à juventude.


A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue

os itens que se seguem.

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados

caso o vocábulo “amada" (R.12) fosse empregado no

masculino: amado.


Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue os itens a

seguir.

Depreende-se do texto que o casamento proporcionou a Ana o

direito à felicidade, sentimento desconhecido para ela na

juventude.


Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a expressão

“legião de pessoas" (R.9) fosse substituída por multidão,

palavra que sintetiza o sentido de tal expressão.


Com base nas ideias veiculadas no texto CB1A1BBB, julgue os

itens subsequentes.

Ao refletir sobre a importância da sua arte, o narrador sente-se

impelido a desenvolver uma disciplina física e mental para

expandir suas potencialidades, conforme se depreende do

trecho “E senti como nunca dantes (...) meu coração mais

simples para dar" (R. 17 a 21).


Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

Depreende-se do trecho “ganhara algumas libras endereçando

envelopes (...) jardim de infância" (R. 11 a 14) que as diversas

ocupações da narradora garantiam-lhe uma renda fixa


Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

As formas pronominais “a" (R.5) e “ela" (R.6) referem-se a

“A carta" (R.4).


Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,

julgue os itens a seguir.

A autora refuta, no texto, a ideia de que a beleza da mulher

brasileira limita-se à juventude.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Releia o seguinte trecho:

“Como reflexo da sociedade, as escolas são espaços marcados pela opressão às mulheres e pela discriminação sexual".

Todos os trechos a seguir são, explicitamente, argumentos que comprovam tal afirmação, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282