Leia a frase a seguir: Averiguei que Luana também atravessou o saguão, carregando uma bacia de louça suja que ninguém imaginaria ser demasiado pesada para seus braços finos. Nessa frase existem:
Leia os textos I, II e III, abaixo, para responder às questões 01, 02 e 03:
Os textos apresentados pertencem a gêneros distintos, embora falem do mesmo tema: padrão de beleza. As razões que explicam os diferentes padrões são várias. É como se os seres humanos não conseguissem viver sem perseguir uma forma ideal. Compare os textos e considere as asserções formuladas sobre eles: I - Embora abordem a mesma temática, os textos apresentam visões diferentes sobre o padrão de beleza atual. II - O texto II recorre a metáforas para divulgar um refrigerante diet e estabelecer a magreza como a perfeição da forma física. III - O texto III “vende” a imagem de que para ser feliz e conseguir sucesso, em nossa sociedade, é imprescindível ser macérrimo. IV - O texto I difere dos textos II e III, embora haja uma relação semântica entre eles. V - Os textos II e III utilizam-se da linguagem denotativa e buscam influenciar o comportamento do leitor. Podem ser consideradas CORRETAS as asserções:
Ele se condena a um fundamentalismo visceral que
o fez, outrora, organizar massacres ao impor a sua
religião e, hoje, guerras para forçar a democracia no
Iraque e no Afeganistão.
A palavra “QUE” possui classificações e funções
diferentes, a depender do seu emprego na frase.
A alternativa em que essa palavra tem classificação
diferente da que foi empregada na frase acima é:
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao que se afirma a respeito dos aspectos do texto.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Somente após receber a herança da tia, a narradora tornou-se
uma mulher independente, capaz de governar-se pelos próprios
meios.

Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do
texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.
A narradora utiliza a expressão “outra metade da raça
humana" (R.25) para se referir ao gênero masculino.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
A autora refuta, no texto, a ideia de que a beleza da mulher
brasileira limita-se à juventude.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue
os itens que se seguem.
A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados
caso o vocábulo “amada" (R.12) fosse empregado no
masculino: amado.
Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue os itens a
seguir.
Depreende-se do texto que o casamento proporcionou a Ana o
direito à felicidade, sentimento desconhecido para ela na
juventude.
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do
texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.
Seria mantida a correção gramatical do texto caso a expressão
“legião de pessoas" (R.9) fosse substituída por multidão,
palavra que sintetiza o sentido de tal expressão.
Com base nas ideias veiculadas no texto CB1A1BBB, julgue os
itens subsequentes.
Ao refletir sobre a importância da sua arte, o narrador sente-se
impelido a desenvolver uma disciplina física e mental para
expandir suas potencialidades, conforme se depreende do
trecho “E senti como nunca dantes (...) meu coração mais
simples para dar" (R. 17 a 21).
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Depreende-se do trecho “ganhara algumas libras endereçando
envelopes (...) jardim de infância" (R. 11 a 14) que as diversas
ocupações da narradora garantiam-lhe uma renda fixa
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
As formas pronominais “a" (R.5) e “ela" (R.6) referem-se a
“A carta" (R.4).
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
A autora refuta, no texto, a ideia de que a beleza da mulher
brasileira limita-se à juventude.
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Releia o seguinte trecho:
“Como reflexo da sociedade, as escolas são espaços marcados pela opressão às mulheres e pela discriminação sexual".
Todos os trechos a seguir são, explicitamente, argumentos que comprovam tal afirmação, EXCETO: