Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Sem alterar o sentido original do texto, o verbo “admitir" (R.8)
poderia ser substituído por reconhecer.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Tanto o vocábulo “Nenhuma" (R.18) quanto o vocábulo
“algum" (R.22) foram empregados com sentido negativo.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
Segundo a autora, ao homem europeu a mulher brasileira
parece ser “indiferente ou sossegada" (R.15) porque sua alegria
não diminui frente à dor de outrem.
No que se refere aos sentidos do texto CB4A1AAA, julgue os itens a seguir
Devido ao emprego da expressão “menina dos olhos" (L.19), é
correto inferir que, ainda hoje, os gestores universitários
utilizam a “estrutura administrativa e financeira" (L.18) adotada
pela UnB nos anos 60.
Julgue os itens que se seguem, pertinentes a aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA.
No trecho “O arquiteto Oscar Niemeyer transformou as ideias
em prédios" (L. 9 e 10), o emprego do sinal indicativo de crase
em “as ideias" é opcional.
Seria mantido o sentido original do texto caso o trecho
“inserida internacionalmente" (L.19) fosse substituído por
situada no exterior.
Os termos “Ela" (L.5) e “Sua" (L.13) referem-se à UnB.
Em “ameaçando o próprio futuro da espécie humana" (quarto parágrafo), o uso do termo em destaque enfatiza a relevância do que está sendo enunciado. Com o mesmo sentido e cumprindo idêntica função, é empregado na frase:
Sobre o processo de formação da palavra voracidade (quinto parágrafo), é incorreto afirmar que:
“Da história da Terra aprendemos que ela passou por cerca de quinze grandes dizimações". (terceiro parágrafo). O termo em destaque introduz uma oração substantiva; é, pois, conjunção integrante. Essa é, também, a classificação do que em:

No texto, a autora:
Na penúltima frase do texto, a conjunção “como" foi utilizada para introduzir uma oração que exprime:
Nos quadrinhos aparecem Hagar e sua esposa, chamada Helga. Todos os recursos citados abaixo contribuem para evidenciar as emoções de Helga, exceto:
No último quadrinho, a justificativa da fala de Hagar:
Releia o seguinte trecho:
“Não corra esse risco! Procure um profissional de educação
física e peça uma prescrição de exercícios específicos para
você.”
Assinale a alternativa que traz o período corretamente
reescrito, após a transposição para a terceira pessoa do
plural.