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Julgue os itens que se seguem, referentes aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

O sentido original e a correção gramatical do texto seriam

mantidos caso a oração “Peço sempre a Deus que me livre de

semelhante tentação" (l. 16 e 17) fosse reescrita da seguinte

forma: Rogo-lhe constantemente que Deus me livre de

semelhante tentação.

No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.

No texto, a ideia expressa em “o poder político (...) a participação direta do povo" (l. 17 a 19) reforça a ideia expressa em “dever de escutar-se o público" (l.12).

Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.

O pronome ele, em “dele” (l.18), refere-se a “o poder político” (l.17).

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos sentidos do texto CB8A1BBB.

No segundo parágrafo do texto, a respeito da “outra frente” (l.16), apresentam-se as seguintes informações, nesta ordem: plano externo, resultados obtidos e objetivos pretendidos.

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.

Seriam mantidas a correção gramatical e as informações veiculadas no texto caso o ponto final empregado logo após “tempo” (l.7) fosse substituído por dois-pontos, da seguinte forma: D. João não perdeu tempo: no dia 10 de março (...).

Com referência aos mecanismos de coesão e aos tempos e modos

verbais empregados no texto CB1A1AAA, assinale a opção correta.

As opções subsequentes apresentam propostas de reescrita do

seguinte período do texto CB1A2AAA: “Acredita-se, por essa

razão, que haja uma relação entre maior nível de escolaridade

e redução da criminalidade." (R. 21 e 22). Assinale a opção que

apresenta proposta de reescrita que preserva a correção gramatical

e o sentido original do texto.

Quanto ao emprego das palavras que e me, destacadas no texto, identifique com V a(s ) afirmativa(s ) verdadeira(s ) e com F, a(s ) falsa(s ):
( ) Nas três ocorrências, a palavra que (2) , (3) e (4) tem a mesma função sintática.
( ) Nas duas ocorrências, a palavra me (1) e (5) refere-se ao narrador.
( ) A palavra que (4) pode ser classificada como pronome relativo.
( ) A palavra que (2) estabelece a coesão textual, retomando “doenças mortíferas”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Assinale a locução que não deve ser grafada com hífen

de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

Em textos em Língua Portuguesa sabe-se que a alteração de pontuação pode prejudicar a organização do texto e, muitas vezes, mudar o sentido da frase.
Leia a sentença abaixo e indique a alternativa em que a alteração da pontuação mantém o texto correto: “O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.”

Leia a citação abaixo e assinale a que apresenta emprego correto dos conectivos:
“Aproveita agora, ______ ele ainda não tem cólicas noturnas______ ainda mama nas horas certas,______ depois a sua vida se transformará num verdadeiro inferno noturno.” (Mário Prata)

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os estudantes de medicina fazem os exercícios com dedicação e empenho;
II. A maioria dos estudantes de engenharia estavam na sala de aula.
III. As estudantes estão meio tristes com a mudança de professora.
IV. Há uma hora e meio o curso se encerrou.

Texto I

Mundo interior

(Martha Medeiros)

A casa da gente é uma metáfora da nossa vida, é a

representação exata e fiel do nosso mundo interior. Li esta

frase outro dia e achei perfeito. Poucas coisas traduzem tão

bem nosso jeito de ser como nosso jeito de morar. Isso não

se aplica, logicamente, aos inquilinos da rua, que têm como

teto um viaduto, ainda que eu não duvide que até eles sejam

capazes de ter seus códigos secretos de instalação.

No entanto, estamos falando de quem pode ter um

endereço digno, seja seu ou de aluguel. Pode ser um daqueles

apartamentos amplos, com pé direito alto e preço mais alto

ainda, ou um quarto-e-sala tão compacto quanto seu salário:

na verdade, isso determina apenas seu poder aquisitivo, não

revela seu mundo interior, que se manifesta por meio de outros

valores.

Da porta da rua pra dentro, pouco importa a quantidade

de metros quadrados e, sim, a maneira como você os ocupa.

Se é uma casa colorida ou monocromática. Se tem objetos

obtidos com afeto ou se foi tudo escolhido por um decorador

profissional. Se há fotos das pessoas que amamos espalhadas

por porta-retratos ou se há paredes nuas.

Tudo pode ser revelador: se deixamos a comida estragar

na geladeira, se temos a mania de deixar as janelas sempre

fechadas, se há muitas coisas por consertar. Isso também é

estilo de vida.

Luz direta ou indireta? Tudo combinadinho ou uma

esquizofrenia saudável na junção das coisas? Tudo de grife ou

tudo de brique? É um jogo lúdico tentar descobrir o quanto há

de granito e o quanto há de madeira na nossa personalidade.

Qual o grau de importância das plantas no nosso habitat, que

nota daríamos para o quesito vista panorâmica? Quadros tortos

nos enervam? Tapetes rotos nos comovem?

Há casas em que tudo o que é aparente está em ordem, mas

reina a confusão dentro dos armários. Há casas tão limpas, tão

lindas, tão perfeitas que parecem cenários: faz falta um cheiro

de comida e um som vindo lá do quarto. Há casas escuras. Há

casas feias por fora e bonitas por dentro. Há casas pequenas

onde cabem toda a família e os amigos, há casas com lareira

que se mantêm frias. Há casas prontas para receber visitas e

impróprias para receber a vida. Há casas com escadas, casas

com desníveis, casas divertidamente irregulares.

Pode parecer apenas o lugar onde a gente dorme, come

e vê televisão, mas nossa casa é muito mais que isso. É a

nossa caverna, o nosso castelo, o esconderijo secreto onde

coabitamos com nossos defeitos e virtudes.

De acordo com a autora, há uma relação entre as casas e seus moradores. Trata-se de uma relação de:

A classe gramatical da palavra “meio”, presente na tira acima é:

Texto

Uma Vela para Dario

(Dalton Trevisan)

Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo

e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar,

encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando,

sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na

pedra o cachimbo.

Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não

se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se

ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia

sofrer de ataque.

Ele reclina-se mais um pouco, estendido agora na calçada,

e o cachimbo tinha apagado. O rapaz de bigode pediu aos

outros que se afastassem e o deixassem respirar. Abre-lhe o

paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe tiram os

sapatos, Dario rouqueja feio, bolhas de espuma surgiram no

canto da boca.

Cada pessoa que chega ergue-se na ponta dos pés, não

o pode ver. Os moradores da rua conversam de uma porta à

outra, as crianças de pijama acodem à janela. O senhor gordo

repete que Dario sentou-se na calçada, soprando a fumaça do

cachimbo, encostava o guarda-chuva na parede. Mas não se

vê guarda-chuva ou cachimbo ao seu lado.

A velhinha de cabeça grisalha grita que ele está morrendo.

Um grupo o arrasta para o táxi da esquina. Já no carro a

metade do corpo, protesta o motorista: quem pagaria a corrida?

Concordam chamar a ambulância. Dario conduzido de volta e

recostado à parede - não tem os sapatos nem o alfinete de

pérola na gravata.

Alguém informa da farmácia na outra rua. Não carregam

Dario além da esquina; a farmácia é no fim do quarteirão e,

além do mais, muito peso. É largado na porta de uma peixaria.

Enxame de moscas lhe cobre o rosto, sem que faça um gesto

para espantá-las.

Ocupado o café próximo pelas pessoas que apreciam o

incidente e, agora, comendo e bebendo, gozam as delícias da

noite. Dario em sossego e torto no degrau da peixaria, sem o

relógio de pulso.

Um terceiro sugere lhe examinem os papéis, retirados -

com vários objetos - de seus bolsos e alinhados sobre a camisa

branca. Ficam sabendo do nome, idade; sinal de nascença. O

endereço na carteira é de outra cidade.

Registra-se correria de uns duzentos curiosos que, a essa

hora, ocupam toda a rua e as calçadas: era a polícia. O carro

negro investe a multidão. Várias pessoas tropeçam no corpo

de Dario, pisoteado dezessete vezes.

O guarda aproxima-se do cadáver, não pode identificá-

lo — os bolsos vazios. Resta na mão esquerda a aliança de

ouro, que ele próprio quando vivo - só destacava molhando no

sabonete. A polícia decide chamar o rabecão.

A última boca repete — Ele morreu, ele morreu. A gente

começa a se dispersar. Dario levou duas horas para morrer,

ninguém acreditava estivesse no fim. Agora, aos que alcançam

vê-lo, todo o ar de um defunto.

Um senhor piedoso dobra o paletó de Dario para lhe apoiar

a cabeça. Cruza as mãos no peito. Não consegue fechar olho

nem boca, onde a espuma sumiu. Apenas um homem morto

e a multidão se espalha, as mesas do café ficam vazias. Na

janela alguns moradores com almofadas para descansar os

cotovelos.

Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que

acende ao lado do cadáver. Parece morto há muitos anos,

quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.

Fecham-se uma a uma as janelas. Três horas depois, lá

está Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra,

sem o paletó. E o dedo sem a aliança. O toco de vela apaga-se

às primeiras gotas da chuva, que volta a cair.

O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto, EXCETO:

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