Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25984 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considere as seguintes relações entre forma verbal e referente correspondente ao sujeito da forma verbal indicada. I. soar (l. 5) – os forasteiros
II. marcou (l. 20) – Aureliano
III. esquecessem (l. 30) – os habitantes de Macondo
Quais relações são corretas?

Assinale a alternativa que apresenta uma inferência autorizada pelo texto.

Considere as seguintes afirmações acerca do trecho final do texto (l. 20-25). I. A ocupação neerlandesa do Nordeste foi um problema mais grave para o estabelecimento das fronteiras do Brasil do que os problemas enfrentados na região do Prata ou da Amazônia.
II. A consolidação do Nordeste holandês teria sido um problema mais grave para a unidade nacional do Brasil do que a perda do Rio Grande do Sul.
III. O Nordeste é uma região mais importante para o Brasil que a Amazônia ou o Rio Grande do Sul.
Quais destas afirmações podem ser depreendidas do trecho?

Até quando essa juventude será alvo de preconceito, criminalização e repressão

- por parte de agentes do Estado? (linhas 9 e 10)

O trecho acima sugere que:

Considere as afirmativas a respeito dos trechos a seguir e marque (V ) caso sejam

verdadeiras e (F ) caso sejam falsas.

( ) “Toda geração tem marcas próprias na juventude. " (linha 1). Constitui-se como uma

declaração inicial com vistas a assinalar as mudanças a serem efetivadas ao longo

do tempo.

( ) O questionamento feito ao final do 3º parágrafo reforça a posição defendida pelo

autor, motivando o envolvimento do leitor.

( ) “Uma marca negativa do mundo atual está diretamente relacionada com os valores

da ideologia neoliberal impregnada na juventude, como demonstra uma pesquisa

em que 40,3% dos jovens entrevistados [...]." (linhas 15-17). Exemplifica argumento

de autoridade.

( ) “É preciso conhecê-los ? se quisermos construir um futuro melhor." (linha 27).

Sintetiza o problema, por meio de uma prescrição.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

“Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.” O acento da palavra destacada ocorre pelo mesmo motivo em:

Quanto à predicação, o verbo “ouvir”, nesse contexto, é:

“Agora, até onde pude ver, nesses trinta e dois anos sobre a Terra, as pessoas não andam por aí com sofás velhos nos ombros. Sequer com poltronas. Nem mesmo uma almofada costuma-se levar à rua. Para se atirar um móvel ao mar, portanto, é preciso não apenas má fé, mas esforço, engenho, planejamento e trabalho em equipe”. Com essa afirmação, o narrador declara:


No emprego da expressão “a prazo" não foi utilizado acento indicativo de crase. A

alternativa em que o NÃO emprego do acento se deu pelo mesmo motivo é:


O recurso linguístico utilizado nessa tirinha, que produz o efeito de sentido foi:

Leia o fragmento seguinte para responder às questões 05, 06 e 07. "Não se pode negar que o fenômeno existe: o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa; ..." (linhas 13-14)

O pronome “isso” tem função coesiva e retoma

As questões 13, 14 e 15 devem ser respondidas com base no Texto II

Na oração “Porque, entre nós, imperam a civilidade, a gentileza ...", a função sintática

dos termos sublinhados é


O recurso linguístico utilizado nessa tirinha, que produz o efeito de sentido foi:

“Tulio brinca: Saravá, Iemanjá!. Depois vão comer churrasco.” O efeito de sentido produzido pela parte destacada, de acordo com o contexto é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282