No texto 1, há três ocorrências do vocábulo “mais": (1) “...joga mais luz sobre a origem da vida"; (2) “...uma das mais importantes publicações científicas" e (3) “...será o mais antigo registro de vida na Terra".
Sobre essas ocorrências, é correto afirmar que em:
“Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido".
Nesse segmento do texto 3 há o emprego correto do termo “que" precedido da preposição “a" em razão de estar na mesma oração o verbo “pertencer", que exige essa preposição.
A frase abaixo que está correta nesse mesmo aspecto é:
Entre os termos do texto 4 destacados nesta questão, aquele que tem seu significado corretamente indicado é:
Uma manchete do jornal Metro, 11/04/2017, dizia o seguinte:
“Se reforma for adiada, direitos serão perdidos".
A relação lógica entre as duas orações da manchete é:
Analise as assertivas abaixo.
De acordo com o texto, é possível afirmar que entre os economistas há:
I) a integração entre a cultura humanista e a cultura científica;
II) o uso de vocabulário diferente.
III) a utilização dos mesmos dados estatísticos.
IV) a utilização de iguais números.
V) a previsão de coisas semelhantes, apesar de dados e estatísticas distintos.
Está(ão) correta(s) apenas:
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, de acordo com o significado no texto, as seguintes palavras: cisão, facções, controvérsia e adepto.
Considere que as setas representam relações lógicas entre as expressões linguísticas.
Os corruptos depredam o patrimônio de um país e causam revolta no povo.
A = Os corruptos
B = depredam
C = o patrimônio de um país
D = causam
E = revolta no povo
Assinale a alternativa que corresponde à estrutura do período.
Considere o texto a seguir:
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Considere o trecho a seguir:
Dominar a atenção e ser capaz de eliminar outros estímulos que tentam nos distrair é uma habilidade que oferece múltiplas vantagens. Permite que nos concentremos no que realmente __________ ou __________, que __________ detalhes e matizes que outros não percebem, que __________ idiomas com mais facilidade, que __________ em nossas metas até atingi-las ou __________ o nível de estresse.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
No trecho “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio", entre a parte antes dos dois pontos e a seguintes estabelece-se uma relação de:
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1.Na 4ª linha, “los", em “...pode tê-los ajudado...", refere-se a “pesquisadores".
2.No 5º parágrafo, “eles", em “...eles testaram a mudança no nucleotídeo...", refere-se a “europeus e asiáticos".
3.Na última linha, “ela", em “...mas ela foi favorecida...", refere-se a “variante genética".
Assinale a alternativa correta.
O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu, edição de julho de 2017.
Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto.
( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.
( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.
( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.
( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.
( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo