LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO.
Rubem Braga constrói seu texto com base na ideia de que existem dois brasis diferentes. O Brasil que ele sutilmente critica é,
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO.
Com base no contexto linguístico, pode-se inferir que o vocábulo “paris” (l. 13) significa um(a)
O gênero textual acima foi produzido, tomando como princípio norteador:
I- Proposições questionadoras a respeito da inclusão digital.
II- A educação na cultura digital com o oportunidade de se rever conceitos e posturas, posicionando-se com o sujeitos mutantes.
Ill -A emergência da cultura digital sem exigir do profissional novas competências pedagógicas e políticas de formação.
Analise as proposições e escolha a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA(s), apenas:
Analise as proposições e marque a alternativa adequada, em relação ao texto.
I- Em razão das ideias recorrentes, o texto não oportuniza que o leitor questione comportamentos tidos como "normais".
II - O título do texto já aparece definido por um a relação de oposição estabelecida.
III - O uso sintaticamente reiterado de coordenadas no segundo parágrafo leva a crer que tudo passa a ser considerado natural.
Está (ão) CORRETA(s), apenas
Sobre o enunciado "A acumulação de riquezas e a ostentação estão deturpando os valores das coisas e das pessoas" (TEXTO 04), coloque V para verdadeiro e F para Falso.
( ) Há uma inadequação em relação à concordância verbal.
( ) Há a presença de um sujeito composto.
( ) Há uma relação de dependência verbal, ocasionando uma de regência verbal.
Afigura de linguagem Onomatopeia consiste
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
O elemento coesivo “mas" destacado no terceiro parágrafo estabeleceu relação de:
Dadas as palavras: I- Mágoa, régua. II- Vigário, leite. III- Glória, vaidade A alternativa que apresenta ditongo crescente é:
Analise as orações: I- Em Maceió, faz calor sempre. II- Abriu os olhos, levantou, da cama, e saiu rapidamente. III- Carina, pedia silêncio. Quanto ao uso da vírgula, a alternativa correta é:
Em: “Raquel e Michele são irmãs angelicais", temos:
Com relação às teorias sobre variação linguística, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A variação diatópica ocorre por conta das diferenças na composição de cada comunidade linguística, geralmente ocorrendo no nível semântico. Um exemplo, a palavra "mandioca", também conhecida como "macaxeira" e "aipim". ( ) A variação linguística pode ocorrer nos níveis semântico, fonético e morfológico, mas nunca no nível sintático. ( ) A variação diastrática é relacionada aos grupos sociais. Como exemplo, é possível citar o vocabulário específico de membros de uma profissão. ( ) A variação diafásica é relacionada ao contexto comunicativo. Cada instância determinará o uso de determinados recursos linguísticos. ( ) A variação sincrônica ocorre através do tempo. Os usuários de um determinado grupo linguístico vão adaptando sua língua ao passar dos anos. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
O campo interdisciplinar da Linguística que se ocupa do estudo dos dialetos, das dinâmicas territoriais das línguas, da variação linguística no plano espacial é a _________ Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
O Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL - foi criado em 2006 e tem o objetivo de promover políticas públicas para a formação de leitores no Brasil. A respeito desse plano, assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com Maria Margarida de Andrade e João Bosco Medeiros (2009, p.209), no livro Comunicação em Língua Portuguesa,
"Escrever é uma atividade intelectual que se caracteriza como processo; suas várias fases comportam seleção e delimitação do assunto, planejamento das ideias, formulação de um objetivo a atingir. O princípio orientador da formação de um parágrafo é o mesmo de um texto com vários parágrafos: há sempre necessidade de introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas são as três partes de um parágrafo" (ANDRADE; MEDEIROS, 2009, p.209) Nesse sentido, são formas de desenvolvimento de parágrafo, EXCETO: