Considere o trecho a seguir:
Dominar a atenção e ser capaz de eliminar outros estímulos que tentam nos distrair é uma habilidade que oferece múltiplas vantagens. Permite que nos concentremos no que realmente __________ ou __________, que __________ detalhes e matizes que outros não percebem, que __________ idiomas com mais facilidade, que __________ em nossas metas até atingi-las ou __________ o nível de estresse.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
No trecho “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio", entre a parte antes dos dois pontos e a seguintes estabelece-se uma relação de:
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1.Na 4ª linha, “los", em “...pode tê-los ajudado...", refere-se a “pesquisadores".
2.No 5º parágrafo, “eles", em “...eles testaram a mudança no nucleotídeo...", refere-se a “europeus e asiáticos".
3.Na última linha, “ela", em “...mas ela foi favorecida...", refere-se a “variante genética".
Assinale a alternativa correta.
O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu, edição de julho de 2017.
Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto.
( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.
( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.
( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.
( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.
( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
O texto configura-se como dissertativo, sendo seu principal objetivo informar o público acerca de uma política pública de atenção à saúde bucal promovida pelo Ministério da Saúde.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
No trecho “o que perpetuava o caráter mutilador da odontologia e da atuação apenas clínica do cirurgião-dentista” (linhas de 7 a 9), a conjunção “e” liga por coordenação expressões que formam o complemento verbal de “perpetuava”.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
A função da vírgula empregada após o termo “brasileiros” (linha 14) é separar termos em enumeração.

Julgue o item acerca dos sentidos e aspectos linguísticos do texto.
A palavra “falacioso" (linha 3) poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido do texto, por enganoso.
De acordo com o texto, antes de 2003, não havia preocupação governamental com a preservação da saúde bucal da população brasileira e os serviços públicos de atendimento odontológico se restringiam à extração dentária.
No segmento “o que perpetuava o caráter mutilador da odontologia” (linhas 7 e 8), o vocábulo “que” está empregado como substantivo, determinado pelo artigo definido “o”.
Depreende-se da leitura do texto que o Estado brasileiro, em comparação com os demais, enfrenta, com maior dificuldade, os desafios do desenvolvimento gerados pelo crescimento econômico.
Estaria mantida a coerência das ideias do texto caso o segmento “Infere-se, portanto, que" (linhas 14 e 15) fosse assim reescrito: Por conseguinte, infere-se que.
No trecho “nos leva à dimensão política" (linha 24), a forma pronominal “nos" poderia estar empregada após a forma verbal – leva-nos à dimensão política –, sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.
Segundo o texto, o número de pessoas que “sofrem com a escassez de água por pelo menos um mês no ano” é superior à metade da população mundial.