Considerando o valor gramatical de expressões linguísticas no texto I, assinale a opção INCORRETA.
O sentido de gatunos (linha 17), conforme utilizado no texto II, está relacionado a:
Em “Toma conselhos com vinho, mas toma decisões com água”, temos:
Quanto à concordância verbal, leia os itens e assinale a alternativa correta.
I - Mais de um candidato se agrediram verbalmente.
II - No relógio da sala, soaram dez horas.
III - O relógio da sala soou dez horas.
IV - Morre-se aos poucos no Nordeste.
V - Houve bastantes acidentes no mês passado.
Leia a tirinha abaixo e marque V para VERDADEIRO e F para FALSO nas assertivas a seguir. Depois, assinale a alternativa cuja sequência esteja de acordo com sua classificação.
( ) O personagem Chico Bento (à direita nos quadrinhos) compreendeu adequadamente o que foi informado pelo personagem da esquerda.
( ) “Cabeça de gado" se refere ao animal inteiro por meio da produção de sentido que toma a parte pelo todo.
( ) O equívoco de Chico Bento parte do momento em que não compreendeu que o outro personagem se referia aos animais inteiros, não apenas às cabeças.
( ) “Cabeça de gado" apresenta um problema de redundância, assim como “surpresa inesperada"
( ) Há ironia na expressão “cabeça de gado", assim como em “cabeça de vento".

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
É possível concluir do texto que, tal como aconteceu em 1822 no plano político, a “independência literária" (l.41) de 1881 caracterizou-se como um movimento de “liberdade de concepção e expressão" (l. 44 e 45), uma vez que tanto O Mulato quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas expressaram o afastamento de seus autores da submissão intelectual a escritores estrangeiros, como Zola e Eça de Queirós.

Com relação às ideias desenvolvidas no texto II, julgue o item subsequente.
No texto, o narrador emprega a expressão “grandes hiatos"(l.7) para se referir a locais despovoados da cidade, que ele ia conhecendo de bonde.

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue o item a seguir.
Da leitura do período “Como revolucionário, (...) dos Varredores de Rua" (l. 16 a 20), é correto inferir que, além de “formidáveis folhetos de capa vermelha", o senhor Teixeira Mendes lia “prédicas e brochuras".

Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue o próximo item.
A substituição do vocábulo “encharcado" (l.37) por repleto preservaria o estilo original do período, embora acarretasse prejuízo ao teor metafórico da construção.

Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue o próximo item.
A substituição da oração relativa “que não formula" (l.11) por embora não a formule manteria o sentido original do texto e sua correção gramatical, desde que fossem mantidas as vírgulas que isolam referida oração.

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
A expressão “a este respeito" (l.35) retoma a ideia defendida no parágrafo anterior: Sousa Caldas contribuiu a seu modo para as mudanças na poesia do Romantismo, embora não tenha proposto caminhos novos.

Com referência ao texto IV, julgue o próximo item.
Na linha 23, o emprego da vírgula logo após a expressão “da nova dinâmica" bem como o emprego do artigo definido em “da" indicam que a oração “que agita e move a sociedade" (l.24) não participa da construção da referência dessa expressão.

Julgue o item subsequente, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.
Apesar da cacofonia inicial, a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso o trecho “Um título de comendador ou de barão dourava o busto do empresário, mas não o nobilitava" (l. 6 e 7) fosse reescrito da seguinte forma: Comenda de comendador ou de barão dourava o busto de comerciantes, embora não lhes tornasse nobre.
No trecho – E Paulinho foi ficando adulto antes do tempo, como uma fruta que amadurece antes da hora. – a palavra destacada estabelece sentido de