Mantém-se correta e coerente com o texto a redação de um segmento, ao se substituir o elemento sublinhado pelo proposto entre parênteses, em:
“Lamiya e Nadia Murad são algumas das poucas vítimas do terror sexual que se apresentam em público, de rosto aberto, pois a violência sexual estigmatiza as vítimas e suas famílias. Lamiya contou que era submetida a estupros seguidos e diários, passada entre incontáveis militantes. Muitas vezes desmaiava.” (7º§) Considere o trecho anteriormente destacado e assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam divisão silábica correta:
De acordo com as informações e ideias contidas no primeiro e segundo parágrafos, a autora
A sequência semântica argumentativa é iniciada no 4º parágrafo por “Mesmo assim” cuja significação no contexto permite afirmar que
A apresentação de fatos relevantes acerca da atualidade ocorre de modo que marcas explícitas de um posicionamento subjetivo sejam atenuadas; há, porém, um exemplo de rompimento com a total imparcialidade no segmento destacado em:
“Dois dias depois ele liga pra ela e combinam um cinema, talvez uns drinques depois, quem sabe um final de noite romanticamente feliz."
A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma verbal COMBINAM, quanto à regência, é transitivo direto.
II. ELE e ELA são pronomes substantivos pessoais do caso reto.
III. FELIZ refere-se ao pronome ELA.
Está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a única opção correta com relação às ideias veiculadas no texto.
O elemento de coesão destacado em: "Em algum momento, NO ENTANTO, passei a virar o rosto na tentativa de obrigá-los a se dirigir a ela" pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
Considerando-se este fragmento textual “Eu não sei se a dor de hoje me fará sair de casa de forma diferente" (l. 08), há correção ao se afirmar o quê?
Depois de ler a explanação do texto 1, é possível perceber que, no diálogo do texto 2, ocorre a variação histórica através, principalmente, dos termos
Leia o texto e responda a questão.
No último parágrafo, o autor pondera que o termo mais adequado para a reunião de espaços e meios visuais, sonoros e textuais seria a
Do enunciado “É possível construir um país mais justo para todos! Todos quer dizer todos." (l. 32 e 33), só não se pode depreender a seguinte interpretação:
Em relação ao emprego dos sinais de pontuação, é correto afirmar que