Segundo alguns especialistas, a expressão “a gente" pode assumir a função de substantivo, quando tem o sentido de “povo", “grupo de pessoas". Já nos outros sentidos equivale a pronome. Assinale a alternativa em que “a gente" tem valor de substantivo.
A correção e o sentido do texto CG1A1AAA seriam preservados caso se inserisse uma vírgula logo após
No texto CG1A1BBB, o vocábulo 'emana' (l.2) foi empregado com o sentido de
No último parágrafo do texto CG1A1CCC, a forma pronominal “la", em “apontá-la" (l.19), retoma
Considere o trecho a seguir para responder à questão:
Considerando os modos de citar o discurso alheio, o uso das aspas no trecho indica uma
Quanto a alguns elementos textuais que concorrem para o processo de coesão e coerência no Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.
Na leitura e análise do Texto 2, é necessário levar em conta os recursos visuais empregados. Acerca do papel dos recursos visuais na compreensão global do texto, analise as afirmativas a seguir.

Estão CORRETAS, apenas:
Nos dois parágrafos finais do Texto 1 (parágrafos 5 e 6), o autor apresenta “duas lições". Acerca dessas lições, analise as afirmativas abaixo.

Estão CORRETAS
No trecho: “faz parte do espírito humano [...] se misturar às populações presentes nessas novas fronteiras." (6º parágrafo), observe que o autor opta por seguir a norma-padrão em relação à regência e ao emprego do sinal indicativo de crase.
Se o trecho fosse alterado, em qual alternativa as normas de regência estariam também atendidas e, assim, promoveriam a coerência do texto?
De acordo com o texto, a atitude mais importante a ser tomada pelos cidadãos brasileiros é
Se enquadrado na categoria dos textos argumentativos, a tese do texto 1 estaria perfeitamente identificada do seguinte modo:
“Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável, livros oferecem cardápios de populações com alto índice de longevidade, alimentos ganham adjetivos como 'funcionais".
A afirmação adequada sobre o que é lido nesse segmento do texto 1 é: