A respeito da concordância nominal, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Dedicava todo seu tempo ao comércio e à navegação costeiros.'
( ) 'Estudo a língua italiana e francesa.'
( ) 'Fruta é bom para a saúde.'
( ) 'Seguem inclusos as notas promissórias.'
( ) 'A porta, meia aberta, deixava ver o interior da sala.'
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito dos estudos sobre a estrutura, formação e classificação das palavras, também chamados de Morfologia, considere:
I. Morfema é a menor unidade linguística portadora de significado.
II. As derivações ocorrentes em processos morfológicos são: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e redução.
III. É considerada composição por justaposição aquela em que as palavras associadas se fundem num todo fonético.
IV. Temos o Hibridismo quando as palavras são formadas por elementos provenientes de línguas diferentes.
V. As desinências verbais apresentam informações sobre o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos.
Estão corretas as afirmativas:
O PNAIC (2015) adota a abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, buscando favorecer situações propícias de aprendizagem do funcionamento do sistema de escrita alfabética, de modo articulado e simultâneo às aprendizagens relativas aos usos sociais da escrita e da oralidade. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) O PNAIC defende que a alfabetização é o processo em que as crianças aprendem não somente a ler e a escrever, mas também a falar e a escutar em diferentes contextos sociais.
( ) É um dos objetivos do PNAIC compreender os pressupostos da defesa do trabalho sistemático para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética, com vistas a garantir os direitos de aprendizagem das crianças, no Ciclo de Alfabetização.
( ) É necessário refletir sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento e suas implicações para a ação docente.
( ) Não é parte dos objetivos refletir sobre as inter-relações entre oralidade e escrita, ainda que esta inter-relação seja considerada como existente pelo PNAIC.
( ) O PNAIC busca refletir sobre o ensino da leitura e da escrita no Ciclo de Alfabetização, para compreender os dois processos e suas interligações.
( ) Refletir sobre a integração entre Língua Portuguesa e os demais componentes curriculares, bem como planejar situações didáticas interdisciplinares não é parte dos objetivos do PNAIC.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Considere o período a seguir:
Só não tem mais cheiro de carvão porque o trem agora é elétrico. E o chefe da estação, será possível?
São acentuados, pelos mesmos motivos das palavras em destaque, respectivamente, os vocábulos:
Atenção às frases a seguir:
I. De eletrônica, apenas ele entende. / De eletrônica apenas, ele entende.
II. Não, aguardarei seu contato até amanhã. / Não aguardarei seu contato até amanhã.
III. Beatriz, a atendente, quer conversar mais tempo com seu cliente. / Beatriz, a atendente quer conversar mais tempo com seu cliente.
A supressão ou movimentação da vírgula na segunda frase de cada item altera o sentido do trecho em
Considere o trecho abaixo:
(...)cresce o problema da fome.
Assinale a alternativa em que a palavra em destaque pertence à mesma classe gramatical da palavra destacada no trecho acima.
Assinale a alternativa em que, dentro da norma culta e sem alteração de sentido, os homônimos estejam corretamente empregados.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à concordância nominal.
O verbo “parecer", no terceiro quadrinho, está conjugado no mesmo TEMPO e MODO que o verbo destacado na seguinte sentença:

A palavra em destaque poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa. la_e / assistên__ia / ma__arico / ace_ível / acré__imo
Assinale a alternativa em que a mudança na pontuação não muda o sentido ou causa prejuízo gramatical na frase.
Atenção às frases a seguir:
I. As casas _____ beira-mar são mais caras.
II. Essa carona veio _____ calhar.
III. A agência está _____ caça de novos talentos.
Ocorre a crase em