Leia o texto para responder à questão.
Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana. Depois esqueciam, mas a saudade do mano muitas vezes estragava o nosso banho no poço, irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho: “Se Miguel estivesse aqui, garanto que você não deixava o tiziu fugir”, gritava Édison. “Você assustou ele falando alto... Miguel te quebrava a cara”. Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. Não se sabe bem por que a sua presença teria impedido a fuga do pássaro, nem ainda por que o tapa no rosto de Tito, com o tiziu já longínquo, teria remediado o acontecimento. Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos,
que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.
(Carlos Drummond de Andrade, A Salvação da Alma.Em: O sorvete e outras histórias.)
Assinale a alternativa em que os verbos estão corretamente flexionados, de acordo com a norma-padrão.

Referente ao Texto 1, assinale a alternativa cuja oração subordinada em destaque exerça função de sujeito da oração principal.

Assinale a alternativa correta em relação ao Texto 2.

A partir da leitura do texto, podemos inferir que seu autor:
I. Classifica seu texto como uma crônica.
II. Entende que escreveu uma narrativa “palavra puxa palavra".
III. Se considera um cronista genial.
Está correto o que se afirma:
Muitas vezes temos mais de uma forma de utilizar a pontuação em um texto, sem que cometamos nenhuma incorreção quanto à gramática normativa. Sabendo disso, assinale a única alteração da pontuação do período abaixo que permanece sem erros. “Minha mãe é idosa, mora no interior, e a última vez que falei com ela, ao telefone, foi no Ano Novo.”
Levando em consideração o contexto atribuído pelos enunciados, empregue corretamente um dos termos entre parênteses propostos pelas alternativas. I. A falta de tempo deixou o autor do texto em __________ (cheque/xeque). II. O autor do texto deveria visitar mais a sua mãe, curtir o interior, colocar uma _____________ no cavalo e passear pela mata. (cela/sela). III. O autor do texto precisa assistir a algum filme na ______ das dez. (seção/sessão/cessão) A sequência correta é:
Com base nos sentidos construídos no texto e de acordo com o autor, é correto afirmar que:
“Aprender a programar pode ser muito divertido porque é um trabalho feito coletivamente" (6º parágrafo). Ao reescrever, altera-se a relação lógica estabelecida entre as orações desse fragmento em:
As duas palavras NÃO recebem acentuação gráfica por obediência à mesma regra gramatical em:
No Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, lê-se:
A escolha das palavras e das estruturas determina, portanto, a expressão do pensamento e garante a inteligibilidade da mensagem. Assim, é inadmissível que a Redação Oficial apresente incorreções, coloquialismos, gírias, expressões regionais e “burocratês", tipo de linguagem administrativa, constituída de formas arcaicas, inadequadas ao contexto contemporâneo.
Considerando essas recomendações quanto ao que é admissível na Redação Oficial, há INCORREÇÃO na seguinte frase:
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Sendo o trecho “Que às vezes se extasia como diante de fogos de artifício” (linhas 6 e 7) uma oração subordinada adjetiva, é correto afirmar que a autora subverte as regras de pontuação prescritas pela gramática ao isolar, com ponto final, tal trecho do termo ao qual ele se subordina.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho apresentado, fica evidente a postura combativa adotada na prosa de Clarice Lispector, enquadrada como literatura feminista, uma vez que nesse trecho o homem é apresentado como um inimigo, um entrave à liberdade da narradora.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
A palavra “língua”, empregada diversas vezes no texto, é um exemplo de palavra polissêmica.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
Predomina no texto a função referencial da linguagem, o que é evidenciado pelo emprego preponderante de palavras em sentido denotativo.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
No último parágrafo do texto, faz-se presente, ainda que por meio da negação, uma das teses do Naturalismo, a de que o homem é produto do meio.