Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
O fato de o poema não ter sido construído em terceira pessoa, assim como sua extensão, permitem que ele seja classificado como um poema épico.
“Os homens se impregnarão de espírito natalino." A palavra destacada foi utilizada com o sentido de:
A citação de uma máquina de lavar louça e um flamboyant, uma betoneira e um sagui SUGEREM:
Aponte a alternativa em que TODAS as palavras estão grafadas CORRETAMENTE:
“E o que vejo a cada momento É aquilo que nunca antes eu tinha visto,"
Esses versos sugerem:

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
O texto defende a ideia de que, com as revoluções modernas, aumentou a capacidade de defesa do indivíduo contra o Estado.

Com referência às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item.
A tese central do autor pode ser resumida da seguinte forma: apenas com a efetividade dos direitos civis garante-se a efetividade da democracia.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos do texto caso a forma verbal “terem" (l.20) fosse substituída por existirem.

Quanto à análise da estrutura sintática do período acima, é correto afirmar que:
O período “Se achamos uma posição indefensável, podemos abandoná-la e colocar-nos numa linha de ataque.” (6º§) poderia ser reescrito sendo iniciado por “Se achássemos uma posição indefensável”. Todavia, essa nova construção exigiria que o verbo “poder” estivesse flexionado da seguinte forma:
Em “É preciso respeitá-la", nota-se uma referência enclítica do pronome oblíquo. Assinale a alternativa em que está incorreta a colocação pronominal.
Segundo Cereja & Magalhães (2005), os poetas de 30, livres da necessidade de combater o academicismo parnasiano, incorporaram em suas produções as conquistas formais por que tinham se empenhado os primeiros modernistas e sentiram-se à vontade para retomar algumas posturas antes rejeitadas. Assim, os procedimentos formais deste período eram:
I. Uso de versos livres.
II. Falta de pontuação.
III. Simultaneidade de imagens; flashes da realidade, fragmentação.
IV. Excesso de lógica.
V. Linguagem simples, coloquial, prosaica.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
No Barroco, movimento literário do século XVII, a contradição é um tema recorrente e constante. O gosto pelas realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas está diretamente relacionado ao contexto sócio-histórico. É possível verificar-se, na linguagem barroca, tanto na forma quanto no conteúdo, uma rejeição constante da visão ordenada das coisas. (Cereja & Magalhães, 2005) A este respeito, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) O homem barroco poderá, ou assumir uma atitude estoica perante a vida ou adotar um comportamento epicurista, de liberdade, de carpe diem, aproveitando o presente, livre de compromissos.
( ) Os temas são aqueles que refletem os estados de tensão da alma humana, tais como vida e morte, matéria e espírito, amor platônico e amor carnal, pecado e perdão.
( ) Visando a ampliar e a acentuar o sentido trágico desses temas, os autores utilizam uma linguagem de fácil acesso e entendimento, não havendo rebuscamentos ou figuras de linguagem.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
A respeito de coesão e coerência textuais, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores de Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Adorei a vitória da Seleção Brasileira. Mas vamos comemorar com champanhe.' Este enunciado apresenta um problema de coerência textual.
( ) Coesão e coerência são fatores da textualidade regulados pelo contexto discursivo.
( ) Para um texto ter unidade de sentido, para ser um todo coerente, é necessário que apresente conexões gramaticais e articulação de ideias, ou seja, é necessário que haja coesão e coerência textuais.
( ) 'João tem dois lindos filhos. João não possui filho algum.' Este enunciado apresenta um problema de coerência textual.
( ) Embora os conectores sejam portadores de sentido, eles não contribuem para construir a coerência de um texto.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Alguns recursos linguísticos são extremamente relevantes para a construção e composição textual. O paralelismo sintático e semântico é um destes recursos. Construir um texto com clareza, coesão e coerência não é uma tarefa tão simples a ser executada. A respeito dos recursos acima, considere:
I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual.
II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência.
III. No enunciado 'Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.' não há quebra de paralelismo.
IV. O enunciado 'Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.' tem um problema de paralelismo verbal.
V. “não só... mas (como) também" são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta: