“Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável"; a frase abaixo que mostra o vocábulo “bem" na mesma classe gramatical e no mesmo valor semântico é:
“Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável, livros oferecem cardápios de populações com alto índice de longevidade".
Sobre o período e as orações que o constituem (texto 1), é correto afirmar que:
Observe a charge abaixo.
Essa charge se apoia no seguinte tipo de linguagem figurada:
“Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer"(texto 1).
O emprego da forma verbal “tem feito" é perfeitamente adequada ao contexto, já que esse tempo verbal expressa ações:
Na primeira linha do texto 1, o termo “leitor” aparece entre vírgulas pela mesma razão que elas são empregadas em:
“Esse traço do chinês é até muito conhecido no resto do mundo".
O mesmo valor semântico do termo “até" se encontra na seguinte frase:
Observe a charge a seguir.
Nessa charge a resposta da menina:
No trecho “Vamos comemorar como idiotas/ A cada fevereiro e feriado/ Todos os mortos nas estradas/ Os mortos por falta de hospitais", os enunciados encontram-se encadeados com raros conectivos, porém com explícitas relações de coesão. Assinale a relação de conexão que está explícita entre os trechos em destaque.
No trecho “Venha! Que o que vem é Perfeição!", assinale a classificação dos termos destacados, respectivamente.
O texto é originalmente um cartaz cuja função, depreendida do texto, é:
Baseado na concepção de que “… no texto sincrético, não há uma simples soma de seus elementos constituintes, mas um único conteúdo manifestado por diferentes substâncias da expressão. Não se trata de unidades somadas, mas de materialidades aglutinadas numa nova linguagem, do sentido individual ao sentido articulado, fruto de uma enunciação única realizada por um mesmo enunciador, fazendo com que cada substância do plano de expressão seja ressemantizada.", assinale a afirmativa CORRETA.
Ao aproximar, semanticamente,a língua de um espelho, o autor emprega a seguinte figura de linguagem:
A observação dos elementos não-verbais do texto é responsável pelo entendimento do humor sugerido. Nesse sentido, a evolução do homem e do computador, através de tais elementos, deve ser entendida como:
No trecho “Até a rainha da Inglaterra, agorinha mesmo, tá lá, minhocando as coisas dela, em inglês, por debaixo da coroa. Não é estranhíssimo?“ (6º§), ocorrem vários exemplos do registro informal da língua. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que se diferencia das demais por NÃO ilustrar tal informalidade e ser exemplo do padrão culto.
Considere o período abaixo e as afirmativas feitas a respeito das orações e termos que o constituem.
“Sete bilhões de irritações, sistemas digestivos, músicas chicletentas que não desgrudam da cabeça e a esperança quase tangível de que, mês que vem, ganharemos na loteria." (6º§)
I. A oração “que não desgrudam da cabeça", por seu caráter acessório, pode ser deslocada para outras posições no período sem prejuízo ao sentido inicial.
II. Todos os verbos do período possuem o mesmo sujeito.
III. O trecho “Sete bilhões de irritações, sistemas digestivos, músicas chicletenta" ilustra um exemplo de paralelismo sintático, apesar de se notar a omissão da preposição “de" em parte dele.
Estão corretas as afirmativas: