No texto 2, ambas as respostas dos jovens apresentam opiniões como argumento; o segmento que NÃO se inclui entre os opinativos é:
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.
I) Segundo Moacyr Scliar, voluntários são fundamentais para ajudar as crianças da Fundação Abrinq a vencer a insegurança do ambiente hospitalar.
II) Para Celso Gutfreind, a terapêutica do conto funciona como uma forma de reforçar a identidade infantil.
III) Segundo Moacyr Scliar, não há lugar para a literatura na formação médica.
Agora assinale a alternativa correta.
Sobre a acentuação gráfica de palavras retiradas do texto, assinale a alternativa correta.
TRECHO
Nas línguas, em geral, contamos com recursos que garantem retomadas de palavras, expressões e similares, com objetivo de manter a coesão dos textos que produzimos. No trecho acima, essa pessoa retoma, no texto, o que se negritou em
Nas línguas em geral, há recursos que nos permitem realizar retomadas de palavras e/ou termos que foram mencionados anteriormente, no próprio texto. A opção na qual o destaque NÃO retoma a palavra coração, apresentada em: Você já parou pra pensar em tudo que o seu coração aguenta? é:
O segmento sublinhado em O que fica de nosso desfile de concepções e métodos é pouco, já que o ritmo da mudança não dá tempo à produção amadurecida (4º parágrafo) expressa, no contexto, noção de
Os pronomes ela (3º parágrafo) e lhes (4º parágrafo) referem-se, respectivamente, a:
Ainda que, ao longo do século 20 − e mesmo no início do 21 − , o termo “república" tenha sido utilizado na autodenominação de regimes políticos autoritários, de modo geral a ideia contemporânea de república aproxima-se da de democracia, posto que está associada à soberania popular, exercida por meio da participação em eleições regulares, livres, competitivas e extensivas a todos os postos politicamente relevantes.
Afirma-se com correção sobre o que se tem acima (parágrafo 1):
O uso de uma linguagem descontraída na construção do texto é um recurso para
O título da crônica esportiva de Juca kfouri utiliza-se de um mecanismo de produção de sentido que predomina em todo o texto. Qual é esse mecanismo?
“Quantos sujeitos conhecemos e se tornaram inexistentes?" Em relação à palavra destacada:
A transitividade de um verbo, ou seja, sua predicação, depende das relações sintáticas e semânticas entre ele e os demais termos da oração, podendo, assim, sua classificação variar.
Observe a frase a seguir:
I. 
II. A respeito de seu passado, ele nunca falou a verdade aos novos amigos.
III. Quando fica muito nervoso, fala coisas sem nenhum sentido.
Analisando o verbo “falar", na tirinha e nos períodos seguintes, é CORRETO afirmar que: