A respeito do enunciado “Eleger a língua oral como conteúdo escolar exige o planejamento da ação pedagógica de forma a garantir, na sala de aula, atividades sistemáticas de fala, de escuta e reflexão sobre a língua" (PCN Língua Portuguesa, p. 49). Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) Não é papel da escola ensinar a modalidade oral, pois os alunos aprendem muito antes da idade escolar.
( ) O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade.
( ) As atividades de uso e as de reflexão sobre a língua oral devem ser contextualizadas no processo de ensino, pois a exposição oral permite a articulação de diversificados conteúdos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Os atuais livros eletrônicos oferecem um aporte intelectual para entender as profundas e relevantes mudanças que estão se processando no universo da editoração.
Marque a alternativa que está em sintonia com esta assertiva.
“ Com as células do pâncreas intactas, assim, a insulina é produzida e os níveis de glicose no sangue são normalizados.". (linhas 22 a 24). Assinale a alternativa que acentuada pela mesma regra de acentuação da palavra destacada.
Leia o Texto para responder à questão.
Na visão do autor do texto e das pessoas que salvaram a baleia, ela é um animal
No último parágrafo, encontra-se esta afirmação de Jair: “Naquele dia, eu ainda brinquei dizendo que não voltava para casa sem o feijão.” Nesse caso, o emprego da palavra “feijão” em lugar do vocabulário “alimento” é um recurso de linguagem denominado
Leia o Texto para responder à questão.
O pequeno conto de Dalton Trevisan, além de narrar de forma surpreendente a relação entre dois idosos, estrutura-se sobre a
Leia o Texto para responder à questão.
Para defender a opinião de que ler é um prazer a ser cultivado, o autor desenvolve várias ideias, entre elas a de que
Analise a charge.
Nessa charge o cartunista Evandro Alves
As alternativas contêm uma sequência de períodos de um dos capítulos do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Assinale a que apresenta em destaque um verbo irregular.
Leia:
Ana estava muito frustrada consigo mesma. Ela, que se achava a mulher mais forte para vencer as adversidades, percebeu que não tinha preparo para aquela situação. Ela nunca teve dúvida de que era superior aos desencontros da vida, mas a verdade era que ela precisava de uma solução imediata.
Quantas orações subordinadas substantivas estão contidas no texto acima?
Assinale a alternativa incorreta quanto à formação da palavra em destaque.
Analise os termos em destaque e coloque AA para adjunto adnominal e CN para complemento nominal. Em seguida, assinale a sequência correta
( ) Um cordão de lâmpadas coloridas cortava a rua principal em ziguezague. (Ganymédes José)
( ) Para que literatura? Para termos o direito ao sonho e a garantia da realidade. (Olga de Sá)
( ) Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito. (Albert Einstein)
Leia:
Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando,
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera. (Olavo Bilac)
Na estrofe acima, as vírgulas estão separando

Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item que se segue.
Para o autor do texto, a tese que associa a criminalidade à pobreza abre margem para que a punição de crimes varie em função da condição socioeconômica do transgressor, apesar de as regras de punição serem concebidas como aplicáveis igualmente para todos.