Observe as palavras em destaque nesta carta
ao Papai Noel e assinale a alternativa CORRETA.
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa
CORRETA.
Qual é a figura de linguagem na tirinha abaixo?
Assinale a alternativa CORRETA.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A referência ao interlocutor é feita pela narradora por meio tanto de elementos com marcas morfológicas de segunda quanto de terceira pessoa, evidenciando a concordância com duas formas de referência à segunda pessoa do discurso no português do Brasil: tu e você.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
O vocábulo “que” (linha 20) introduz uma oração subordinada no período em que ocorre.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
Na linha 4, o pronome “ela” está empregado entre vírgulas porque exerce a função de aposto.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
O emprego do sinal indicativo de crase em “à sua vista” (linha 17) deve-se à regência da forma verbal “despia”.
Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
Na segunda estrofe do poema, o sujeito-lírico emprega como recurso expressivo a figura de linguagem denominada sinestesia.
Dadas as afirmativas sobre o poema e seu título,
I. No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal.
II. No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros", os quais substituem “pessoas", baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas).
III. Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas, levando em consideração as diferentes linguagens e a construção do gênero textual em questão, I. A linguagem não verbal, no texto, pode ser interpretada como uma atitude de afastamento ou denúncia. II. A linguagem verbal é apresentada com uma oração, cujo sujeito classifica-se como indeterminado. III. Os elementos visuais do cartaz podem indicar que ele faz parte de uma campanha de conscientização. verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Dadas as afirmativas sobre o texto,
I. Apesar de a narrativa não ser linear, o autor, pela sucessão de imagens que descrevem o ambiente e os personagens, cria uma relação de ideias entre cada trecho do texto.
II. Há, no conto, a predominância da descrição e, com isso, o leitor apreende o tema: o descontentamento dos músicos.
III. No texto, a coesão e a coerência são constituídas pela presença de elementos coesivos como o uso de pronomes e de conectivos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Na frase destacada Terra, és o mais bonito dos planetas, a vírgula foi empregada para isolar o
Das afirmações seguintes:
I- A tira retrata uma situação de comunicação que é prejudicada pela intolerância de um dos interlocutores
II- A personagem de óculos considera errada a fala do seu interlocutor no 1º e no 2º quadrinho porque, de acordo com as regras de colocação pronominal da norma padrão, pronomes pessoais oblíquos átonos não podem iniciar frases.
III- Além de humor, a tira contém também uma crítica à rigidez de certas regras gramaticais, distantes da realidade linguística do país, ou a rigidez de algumas pessoas, que, apoiando-se nessas regras, prejudicam a comunicação verbal.
Das afirmações seguintes: I. Os numerais da primeira estrofe indicam a sequência das perguntas que a personagem pretende responder. II. Na segunda estrofe, os numerais indicam a quantidade de pés do animal descrito na adivinhação. III. A manhã, o meio dia e a tardinha se referem, respectivamente, as seguintes fases da vida humana: à primeira infância, à maturidade e à velhice.