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Leia o TEXTO 02 e responda à questão 2.

TEXTO 02

INFÂNCIA

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

– Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Infância. Antologia poética. 59ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2007.)

Para uma leitura mais produtiva de um texto, faz-se necessária a análise dos elementos que

concorrem para sua construção e sentido. Partindo dessa ideia, analise as proposições a seguir

acerca do poema de Drummond.

I. Em “Meu pai montava a cavalo, ia para o campo", os verbos “montava" e “ia"

caracterizam a figura do pai como provedora.

II. Na contramão do tempo verbal pretérito imperfeito que apresenta a figura paterna como

provedora e sempre em movimento, a figura materna é apresentada de forma estática,

ratificada pelas expressões “ficava sentada" e “cosendo", denotando ausência de esforço

físico e de aventura.

III. Além da estrutura verbal, que contribui para a construção das lembranças, a escolha dos

substantivos (pai, cavalo, campo, mãe, irmão, mangueiras, história, Robinson Crusoé,

senzala, café, preta velha, berço, suspiro, mato, fazenda) diz muito da significação do tema.

IV. Na segunda estrofe, as ações apresentadas pelos verbos “aprendeu" e “esqueceu", no

pretérito perfeito do indicativo, assinalam algo que passou, que não durou.

V. O emprego dos advérbios “lá" e “longe", juntos, remete à idéia de distância. Essa pode ser

uma referência tanto à impossibilidade de o menino enxergar nitidamente o pai, devido à

extensão da fazenda, quanto à transição temporal: o menino abandona o passado e retorna

ao presente, já como homem.

Estão CORRETAS

Leia os TEXTOS 06 e 07 para responder à questão 7.

TEXTO 06

GAROTA DE IPANEMA

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar

Moça do corpo dourado

Do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?

Ah, por que tudo é tão triste?

Ah, a beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Por causa do amor (2x)

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor (3x)

Disponível em:.Acesso:08.out.2016.

A partir da leitura e análise dos TEXTOS 06 e 07, julgue as proposições a seguir.

I.A intertextualidade é garantida, sobretudo, pela paródia, no outdoor da Hortifruti, de um

trecho da música “Garota de Ipanema".

II.As imagens utilizadas no segundo plano quebram o caráter intertextual proposto no

anúncio publicitário.

III.O slogan “Entre no ritmo da Hortifruti" ganha sentido a partir do diálogo entre a campanha

e a composição musical.

IV.Não se pode afirmar que há uma intertextualidade explícita, pois não há uma

intencionalidade latente na referência à música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

V.A intertextualidade com “Garota de Ipanema" não é encontrada na superfície textual do

outdoor, ocorre, portanto, o que se denomina de intertexto implícito.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Ao se interpretar um texto, devemos considerar que os pressupostos apoiam-se diretamente, no sentido das palavras presentes no enunciado, o que permite ao leitor extrair inferências óbvias. Observe o exemplo: “João começou a lecionar nessa escola nesse ano.” Indique abaixo a resposta correta que apresenta a inferência CORRETA da frase.

Nossa língua portuguesa não é estática,

encontra-se em constante evolução e atualização.

O seu uso pelos falantes faz a regras

comunicativas. Como a vida social é complexa,

formada por distintos grupos sociais, com

diferentes hábitos linguísticos, graus de

escolarização diferenciados, ocorrem variações na

língua, principalmente de caráter local, social e

temporal. Indique abaixo a resposta certa que

apresenta a conceituação de variedades regionais

ou geográficas.

Antes de inventar a escrita, o homem já se comunicava utilizando palavras. A língua escrita é empregada em condições muito diferentes da falada. Indique abaixo a resposta correta que apresenta uma destas diferenças entre a fala e a escrita.

Em relação aos níveis de linguagem, há um direto, imediato, encontrado no dicionário e outro figurado, poético, imaginativo.” Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta estes dois níveis.

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto,

assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

Estariam mantidas a correção gramatical e as ideias

gerais do texto caso o primeiro período do segundo

parágrafo do texto fosse assim reescrito: No que se

refere as instituições educacionais, urgem o

desenvolvimento de pesquisas e experiências de novas

formas de organização escolar que estejem distanciadas

do modelo industrial de ensino-aprendizagem.

Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.

A oração “Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo” expressa sentido concessivo em relação à outra oração do período.

Observe as palavras em destaque nesta carta

ao Papai Noel e assinale a alternativa CORRETA.

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa

CORRETA.

Qual é a figura de linguagem na tirinha abaixo?

Assinale a alternativa CORRETA.


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A referência ao interlocutor é feita pela narradora por meio tanto de elementos com marcas morfológicas de segunda quanto de terceira pessoa, evidenciando a concordância com duas formas de referência à segunda pessoa do discurso no português do Brasil: tu e você.


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do

texto acima, assim como às funções da linguagem e à

tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

O vocábulo “que” (linha 20) introduz uma oração subordinada no período em que ocorre.

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