Leia o texto abaixo e responda à questão.
"[...] que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo [...]".O termo grifado, no texto, no trecho em que se encontra, refere-se a:
Observe as sentenças: I – Boa viajem para vocês! II – Vá embora, seu mal-educado! III – Se formos de carro, ainda pegaremos a sessão das 10h do novo filme. IV – Há um ano, tudo era diferente. V – Fui até sua casa, mais você não estava. Apresentam palavras usadas inadequadamente:
O texto a seguir se refere à questão.
(TEIXEIRA, Nelson. O grande livro dos provérbios. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2000. Texto modificado)
Outras palavras, segundo o texto, são frequentemente usadas para se referir aos provérbios, que são:
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
“_______você pensa que vai?____tirou o gesso que colocou ___uma semana e já quer sair? De modo algum e não quero nem saber o ________ de tanta pressa."
Indique a alternativa em que o exemplo dado corresponde à figura de linguagem pedida:
Em relação ao entendimento do sentido global do texto, é correto afirmar que:
O sufixo "-inho", presente no título, cumpre papel expressivo denotando um sentido:
Em "e eu não tinha a menor ideia do que era ociosidade" (4º§), o vocábulo destacado perdeu o aceto gráfico após a implementação do Novo Acordo Ortográfico. O mesmo aconteceu com todas as palavras abaixo, EXCETO:
As coisas que não existem e que só são vistas pelo segundo olho são importantes porque
Para o autor do texto, há muito tempo o mundo encontra-se em uma guerra cuja intensidade aumenta a cada ciclo histórico e cujos efeitos já estão bem divulgados.
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam preservados caso seu primeiro parágrafo fosse desmembrado em dois períodos da seguinte forma: A busca de dados e informações, e a interpretação do significado destes, tratam-se do que hoje se conhece pelo nome de inteligência. Mais ou menos, conforme a época, essa atividade sempre teve papel predominante na história humana, sobretudo na de política internacional.
Os vocábulos “é” (R.10) e “que” (R.12) poderiam ser suprimidos, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, visto que constituem expressão de realce sem função sintática no período em que se inserem.
A vírgula logo após o termo “máquina" (R.12) poderia ser eliminada sem prejuízo para a correção gramatical do período no qual ela aparece.
Do emprego da forma “estavam dizimando” (R.2) infere-se que a ação de dizimar foi contínua durante a época citada no início do primeiro período do texto.