Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16255 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O verbo utilizado no título do texto está no modo:

Em “como a densidade de espécies de plantas lá é a maior do Universo conhecido, trata-se de um belo campo de pesquisas” há o uso de uma ênclise que foi empregada pelo fato de:

Sobre o uso de pontuação no texto, afirma-se que:

  1. No primeiro parágrafo, a primeira vírgula da linha 02 foi usada pela mesma razão que a vírgula da linha 30.
  2. A vírgula da linha 10 separa uma oração subordinada substantiva reduzida de gerúndio.
  3. As três últimas vírgulas da linha 23, assinaladas no texto, são usadas pela mesma razão que as que separam os termos em ‘documentar as informações físicas, contábeis, financeiras...’ (l. 28-29).

Quais estão corretas?

Na linha 06, após os dois pontos, a conjunção integrante “que” introduz uma
oração subordinada:

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 09, 25, 35 e 37.

Nas linhas 39-40, tem-se a seguinte construção: “ajudá-los a construir suas próprias jornadas de aprendizagem”. Assinale a alternativa que apresenta a função sintática desempenhada pelo pronome oblíquo “-los”.

Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 29, 33, 34 e 42.

Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Analise o trecho a seguir retirado do texto:

Termos e assuntos (1) que comoveram e movimentaram o país (2) não necessariamente (3) são buscados de maneira (4) uniforme na plataforma.(5)”.

Considerando os termos sublinhados e numerados, assinale a alternativa que apresenta o número correspondente ao termo que pode ser classificado sintaticamente como adjunto adverbial de lugar.

Na linha 55, temos a forma “se transformar”. Assinale a alternativa que expressa a correta classificação morfossintática da partícula “se” no trecho destacado.

Na linha 21, tem-se o emprego do vocábulo “êxodo”. Analise as assertivas a seguir:

  1. Do latim, exodus, a palavra refere-se à saída de um grande grupo de algum lugar.
  2. Trata-se de palavra invariável que, portanto, não admite forma plural.
  3. Palavra trissílaba, que pode ser classificada como proparoxítona de acordo com sua tonicidade.

Quais estão corretas?

Considerando as regras de pontuação, assinale a alternativa correta.

Acerca dos aspectos estruturais, semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

O paralelo que o autor do texto estabelece entre os dicionários e os provérbios justifica-se porque

No terceiro parágrafo do texto, explicita-se a diferença entre ordem providencial e ordem previdenciária, com base no fato de que

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas na frase:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282