Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.
Na linha 7, a substituição da vírgula pelo elemento “e" preserva a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.
Na linha 14, a inserção de à antes de “preservação" e “proteção" prejudica o paralelismo sintático e os sentidos originais do texto.
Texto para responder o item.
Julgue o item no que se refere às ideias do texto. O texto, cujo tema central é a conceituação da gestão social no âmbito da Administração Pública, é opinativo.
Texto para responder o item.
Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item. Na linha 1, as vírgulas que intercalam “fundamentalmente” podem ser suprimidas, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
Acerca de elementos relacionadores presentes no Texto 1, analise as afirmações abaixo.
1. A expressão destacada no trecho "O número de pessoas que fala a mesma coisa não é capaz de alterar o mundo dos fatos. Em outras palavras, quantidade não é qualidade." (1º §), indica que o autor pretendeu fazer uma reformulação em seu discurso, para deixar as ideias mais claras para seu interlocutor.
2. No trecho: "Cada dia mais há publicações irônicas acerca do chamado "cidadão de bem", questionando a diferenciação desse com relação ao marginal." (3º §), o leitor deve compreender que o termo destacado faz referência à expressão "cidadão de bem".
3. Releia: "Não há traços físicos de pessoas tendentes ao cometimento de delitos. Ademais, qualquer indivíduo está sujeito ao cometimento de práticas delituosas" (3º §). Com o termo em destaque, o autor sinaliza sua intenção de acrescentar novas informações ao seu texto.
4. No trecho: "Se a opinião pública encabeça, atualmente, um movimento cada vez mais punitivista, é porque se cansou de ficar à deriva, entre um Estado que não o protege [...]" (7º §), o referente do pronome destacado, embora não explícito, pode ser recuperado pelo leitor, que relaciona esse pronome a "indivíduo", "cidadão", contidos na ideia de "opinião pública".
Estão CORRETAS:
Observe o cumprimento das regras de regência no trecho: “Atacar a opinião pública sem analisar a sua perspectiva é injusto com quem é compelido a seguir os padrões morais e legais impostos pela vida em sociedade.” Assinale a alternativa em que as regras de regência foram igualmente cumpridas.
Texto para responder à questão:

Com relação à coesão textual do período “Toda palavra tem um peso; ele depende disto: de sua expressividade, de sua capacidade de sintetizar uma informação precisa e clara" (linhas de 1 a 3), assinale a alternativa que indica, respectivamente, a função das palavras sublinhadas.
Texto para responder à questão.
Assinale a alternativa cujo termo sublinhado na oração apresenta a mesma circunstância do vocábulo destacado em “Conservamos ainda alguns nomes indígenas deturpados pela prosódia europeia" (linhas 7 e 8).
TEXTO PARA A QUESTÃO
Em “Os dados da ABEVD corroboram com essa ideia e revelam que, das pessoas que trabalhavam com vendas diretas em 2017, 56% eram mulheres, 44% homens; 62% casados", o verbo destacado é sinônimo de todos os termos abaixo, EXCETO:
Texto 1 para responder à questão.
No último parágrafo, no fragmento “reforma constitucional brasileira, consubstanciada na Lei n° 12, de agosto de 1832, mais conhecida por Ato Adicional.", o sentido da palavra sublinhada pode ser expresso corretamente por
Texto 1 para responder à questão.
Em ''Isso significa que passam pelos Parlamentos das diferentes esferas quase todas as iniciativas tomadas pelo presidente da República, pelo governador do estado ou pelo prefeito municipal, cabendo a senadores, deputados federais e estaduais, além de vereadores, a aprovação ou não das questões em discussão."(linhas de 8 a 13), o verbo “passar" está flexionado no plural porque
Texto para responder à questão:
Em “Sai de cena a representação teatral calcada nas metáforas de guerra e adotam-se metonímias de comunhão, à guisa de uma eucaristia política." (linhas de 41 a 44), o emprego do singular e do plural, respectivamente, justifica-se porque
“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular, obrigando os alunos a decorar fórmulas matemáticas...”; o gerúndio “obrigando” (texto) poderia ser adequadamente substituído pela seguinte forma desenvolvida: