Em relação às competências específicas apresentadas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, bem como para aárea de linguagens e suas tecnologias, julgue o item a seguir.
No ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, devem-se priorizar atividades que desenvolvam a linguagem escrita, seja do ponto de vista de reprodução de leituras, seja de produção textual, visto que, nessa fase do processo de ensino-aprendizagem, o trabalho pedagógico com outras formas de linguagem, tais como a oral ou a visual-motora, cabe a outros componentes curriculares, não estando previsto no currículo específico de língua portuguesa.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.

Com base nas ideias do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.
Por se fundamentar na moral, que é permeada de valores pessoais, subjetivos e culturais, a abordagem moralista da corrupção não tem validade científica, acordo com o texto.

Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsequente.
No terceiro período do primeiro parágrafo, o termo “o tratamento da corrupção sob uma perspectiva moralista” desempenha a função de sujeito.

Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsequente.
No último período do primeiro parágrafo, a substituição de “Contudo” por Conquanto prejudicaria a coerência e a correção gramatical do texto.
Assinale a alternativa em que o termo destacado na frase expressa a noção de causa.
Um milionário famoso declarou certa vez:
“Pinto os cabelos de preto para os encontros amorosos e de branco para as reuniões de negócios”.
Nesse caso, as imagens que esse milionário está tentando criar no interlocutor são, respectivamente, de
“É um paradoxo que a ideia de ter vida longa agrade a todos, e a ideia de envelhecer não agrade a ninguém”.
Essas ideias formam um paradoxo porque
“Os policiais militares são os primeiros a chegar ao local do crime, para isolar a área e preservar as provas”; nesse segmento do texto 2, as formas verbais “isolar” e “preservar” poderiam também aparecer no plural “isolarem” e “preservarem”.
A frase abaixo em que há dupla possibilidade de concordância do termo destacado é:
Observe bem a frase final do texto 2: “O corpo é recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML)”.
Essa frase se mostra estranha na estruturação do texto porque:
“...fazer indagações, investigações, pesquisas, perquirições, de natureza filosófica ou científica; investigar, indagar, pesquisar, esquadrinhar.”
Esse segmento final do primeiro parágrafo do texto 4 mostra:
“Um investigador de crimes cibernéticos é um agente da lei especializado na avaliação de casos envolvendo crimes de computador. Esse pessoal pode trabalhar para agências policiais e empresas privadas e também pode ser conhecido como técnico em computação forense.”
Nesse segmento do texto 5, há a ocorrência de uma redundância no emprego de “e também”, pois a presença somente do E já seria suficiente; a opção abaixo em que os termos destacados NÃO mostram redundância é:
Uma das marcas da estruturação adequada de um texto é a adequação lógica entre seus componentes, salvo em textos especiais, como no caso do humor.
A frase abaixo que mostra ilogicidade é:
Utilize o texto abaixo para responder a questão.
Texto I
Os caminhões chegaram às sete e meia e todas as famílias que restavam na favela havia muito tempo já estavam de pé. Era difícil continuar na cama. Desde os bons tempos, as mulheres levantavam bem cedo para a lavagem das roupas, para o apanho da água, para o preparo das pobres marmitas. Os homens também. Uns saíam para o trabalho. Outros, em busca do primeiro gole de cachaça no balcão do armazém de sô Ladislau, [...]. As crianças maiores acordavam cedo também, trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa. Será que hoje tem pão? Os menores, os nenéns brigando com a vida, dando socos no ar exigindo o peito da mãe ou a mamadeira completada com mais água sempre.
(Conceição Evaristo, Becos da Memória, p.168)
Na passagem “Outros, em busca do primeiro gole de cachaça”, o emprego da vírgula é justificado em função: