Nos fragmentos abaixo, extraídos do texto, a colocação pronominal foi alterada. Assinale a única alternativa correta.
Assinale a opção que apresenta erro gramatical inserido na transcrição do fragmento abaixo.
Assinale a proposição correta a respeito de elementos linguísticos do texto e de sentidos nele depreensíveis.
Compare.
Acendi um cigarro e depois, outro.
Acendi um cigarro e ele, dois.
Qual a classificação morfológica da palavra “um" em cada uma das ocorrências?
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Sobre os termos “profissional” (linha 6) e “profissionais” (linha 31 e 32), assinale a alternativa correta.
Assinale a opção em que o preenchimento da lacuna com o conectivo abaixo resulta em erro gramatical ou incoerência textual no seguinte fragmento.
A dívida pública brasileira é uma velha herança. ____(A)_____aumentou consideravelmente nos anos 80, ____(B)_____ os juros internacionais subiram muito. Mais de 40 países foram arrastados pela crise da dívida, a partir de 1982. ____(C)____ seus governos foram capazes de reorganizar as contas públicas e de reduzir o peso da dívida. ____(D)____o Brasil continuou prisioneiro do endividamento inflado naquele período e, além disso, permitiu o aumento de seu peso nos anos seguintes. ____(E)____, a carga tributária brasileira é maior que a de todos ou quase todos os países emergentes e até mais pesada que a de algumas economias avançadas, como os EUA e o Japão.
(Adaptado de O Estado de São Paulo, Notas & Informações. 21 de abril de 2012)
Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
No texto acima, provoca-se erro gramatical ou incoerência na argumentação ao
Assinale a opção que apresenta todas as três propostas de preenchimento das lacunas do texto inteiramente corretas, do ponto de vista semântico e morfossintático.
Em “Descreveu-a com sendo boa gente, esforçada, ótimo caráter.” (primeiro parágrafo), o pronome em destaque refere-se a:
O emprego da 1ª pessoa do plural em “Que tenhamos a sorte de esbarrar com seres habitados e ao mesmo tempo inofensivos, cujo único mal que possam fazer é nos fascinar e nos manter acordados uma madrugada inteira.” justifica-se porque:

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Devido à estrutura sintática em que ocorrem, o emprego dos pronomes após o verbo em ensinou-nos (L.7) e em tornar-se (L.17) é obrigatório; por isso, a correção gramatical do texto seria prejudicada se esses pronomes fossem utilizados como em se constitui (L.11).
“Os habitados estão preenchidos de indagações, angústias, incertezas, mas não são menos felizes por causa disso.”
A sequência de palavras destacadas no trecho representa a classe de palavras do:
Em “Se dizem o que dizem para um jornal de âmbito nacional, é porque acreditam que estão dizendo aquilo que é certo dizer.”, o vocábulo assinalado representa a classe de palavras de:
Assinale a opção que, na sequência, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter a coesão e a coerência entre as ideias. Quando uma pessoa compra uma ação de uma empresa, torna-se sócia dessa companhia. Signi?ca que ___(1)___ se bene?cia de seu sucesso ou sofre as consequências ___(2)___ fracasso. Funciona assim: ao ganhar dinheiro, uma corporação com ações cotadas em bolsa remunera melhor seus acionistas. O inverso também é verdadeiro. No mercado acionário, é impossível dizer ____(3)____ um investimento dará retorno líquido e certo. Uma série de fatores ____(4)____ levada em conta. Desde ____(5)____ que a empresa pode controlar (lançamento de produtos e projetos de sucesso, boa performance ?nanceira) até aspectos externos (crise global, acidentes), ____(6)____ muitas vezes independem de uma boa administração da companhia.
(Adaptado de ISTOÉ, 15/9/2010) 