Leia o texto a seguir e responda à questão.
O escândalo “que pulverizou a reputação do maior hospital infantil da Europa” (linhas 3 e 4) deve-se ao fato de I. ocorrer a retirada de órgãos de crianças sem a autorização dos pais. II. haver pesquisa com órgãos em um hospital infantil. III. a pesquisa com órgãos ser coordenada por um holandês. IV. os corpos serem tratados como coisa. Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Para o autor, a investigação criminal é
Leia o trecho transcrito do texto 1: “[...] do número de pessoas feridas e mortas em consequência da guerra social em curso, movida com o pano de fundo do narcotráfico e do crime organizado[...]".
As expressões destacadas no trecho podem ser interpretadas como:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Em “O leitor tem expectativas em relação ao SEU cronista. [...]”( 6), o uso do pronome destacado se justifica por se referir, no texto, ao seguinte trecho:
Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.
Até agora os jornalistas e os jornais se apoiavam na ideia de que eles sabiam o que era bom para os leitores. ______________________________________________________________________
______________________________________________________________ Não é uma mudança simples, pois afeta um conjunto de valores e rotinas associadas à atividade informativa.
(http://www.observatoriodaimprensa.com.br/, acesso em 1/11/2010)
Os trechos a seguir compõem um texto adaptado de Carlos Castilho (http://www.observatoriodaimprensa. com.br/, acesso em 1/11/2010).
Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010).
Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
Na organização das relações de coesão e coerência no texto, a expressão
Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Conjuntura Econômica, de setembro de 2010, vol. 64, n. 9, desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas.
? talvez um bando tribal com não mais que 150 integrantes ? (3º parágrafo)
O segmento isolado pelos travessões representa, no texto,
Considere as afirmativas a respeito do 2º parágrafo do texto:
I. O autor defende a ideia de que o computador trouxe uma série de facilidades, mas também o agravamento de um cenário que pode gerar uma leva de analfabetos funcionais.
II. Há no parágrafo um rol de situações que comprovam a afirmação de que houve ampliação do universo cultural do analfabetismo.
III. Está implícita a constatação de que métodos tradicionais de alfabetização não são suficientes diante dos desafios impostos pela complexidade do mundo moderno.
Está correto o que consta em
Leia o texto a seguir e responda à questão.
De acordo com o texto, é correto afirmar: I. A utilização de órgãos para pesquisas ou para salvar outras pessoas é prática justificada nas sociedades ocidentais. II. A reportagem demonstra a tensão existente entre os avanços da medicina e o campo ético da sociedade. III. A venda de órgãos por parte dos hospitais a laboratórios farmacêuticos é aceita em alguns países desenvolvidos. IV. Sociedades ocidentais são flexíveis em relação à doação de órgãos para fins científicos. Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
A frase inicial do segundo parágrafo (linhas 15 a 17) apresenta uma ambiguidade, a qual pode ser eliminada através de uma reescritura.
Considere as afirmativas a seguir.
I. O caso expôs as diferenças na maneira de ver a morte entre cientistas, que encaram o cadáver como objeto de estudo, e familiares, para os quais a inviolabilidade do corpo tem valor cultural e emocional arraigadíssimo.
II. O caso expôs diferentes maneiras de ver a morte: cientistas consideram um cadáver como objeto de estudo; para os familiares, a inviolabilidade do corpo tem valor cultural e emocional arraigadíssimo.
III. O caso expôs que a morte dos cientistas, os quais veem o cadáver como objeto de estudo, é diferente da morte dos familiares, que atribuem ao corpo inviolabilidade e valor cultural e emocional arraigadíssimo.
IV. O caso expôs as diferenças da morte dos cientistas e dos familiares. Os primeiros consideram o cadáver como objeto de estudo; os segundos atribuem uma inviolabilidade ao corpo e um valor cultural e emocional arraigadíssimo.
Assinale a alternativa em que as afirmativas eliminam a ambiguidade.