Em relação ao uso das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

Os trechos abaixo constituem um texto de Pergentino Mendes de Almeida disponível em http://www.correiocidadania.com.br/content/view/4881/9/ (acesso em 29/10/2010), mas estão desordenados.
Ordene-os nos parênteses e indique a sequência correta.
( ) Noventa por cento da energia gerada no motor é apenas calor a ser dissipado, um inconveniente. Quase todas as alternativas pesquisadas atualmente são mais efi cientes, com exceção da
lenha e do carvão.
( ) E, segundo, porque é uma solução completamente inefi ciente: um automóvel utiliza em média apenas 10% da energia da gasolina que consome para mover-se.
( ) O sistema atual tem de mudar algum dia. Primeiro, porque o motor de combustão interna está destruindo o meio ambiente a longo prazo, isto é, o próprio mundo.
( ) Isso é possível por meio de pequenas geradoras de energia capazes de promover a captura e sequestro do carbono na produção (e não no consumo) da energia.
( ) Mas tal solução signifi ca mudar inteiramente o modelo econômico de oferta e distribuição de energia – ou seja, um sucateamento de tudo o que foi investido há mais de um século pelas grandes empresas de produção e distribuição de petróleo, em termos de usinas, reservatórios, sistemas de distribuição, frota de veículos, posto de serviços etc.
( ) Um dos problemas, então, da conversão (idealmente total) para veículos elétricos reside em como anular as emissões de CO2 necessárias para abastecê-los de energia.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Com base no texto, é correto afirmar: I. A revelação da autoria de um crime é tanto mais facilitada quanto maior for a integração entre os órgãos envolvidos na investigação. II. Os crimes, atualmente, possuem as mesmas características daqueles perpetrados no passado. III. Os avanços tecnológicos tornaram os crimes mais complexos, mas não mudaram a maneira de investiga-los. IV. A ficção faz parecer que para o desvendamento de um crime são suficientes talento e lógica investigativa. Assinale a alternativa correta.
No texto 2, o pronto- atendimento da Guarda Municipal à população deve-se, PRINCIPALMENTE, pelo fato de que ela:
Na organização das relações de coesão e coerência no texto, a expressão
Assinale a opção que, na sequência, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter a coesão e a coerência entre as ideias.
Quando uma pessoa compra uma ação de uma empresa, torna-se sócia dessa companhia. Significa que ___(1)___ se beneficia de seu sucesso ou sofre as consequências ___(2)___ fracasso. Funciona assim: ao ganhar dinheiro, uma corporação com ações cotadas em bolsa remunera melhor seus acionistas. O inverso também é verdadeiro. No mercado acionário, é impossível dizer ____(3)____ um investimento dará retorno líquido e certo. Uma série de fatores ____(4)____ levada em conta. Desde ____(5)____ que a empresa pode controlar (lançamento de produtos e projetos de sucesso, boa performance financeira) até aspectos externos (crise global, acidentes), ____(6)____ muitas vezes independem de uma boa administração da companhia.
Provoca-se erro gramatical e, consequentemente, incoerência textual ao
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Com base no texto, é correto afirmar:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
As palavras destacadas em “Pois bem, a crônica corre em pista pesada PORQUE lida ao mesmo tempo com as coisas mais ásperas, como economia e política, as mais dramáticas, COMO guerras, violência e tragédia, e as mais poéticas, como um momento de beleza ou uma reflexão sobre a vida.” § são utilizadas no trecho, respectivamente, para introduzir:
Assinale a opção incorreta a respeito das relações de coesão no texto acima.
Assinale a opção em que o segundo segmento pode ser considerado sinônimo do primeiro, no contexto em que este se encontra no texto.
As mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo colocam em relevo as questões de identidade e as lutas pela afirmação e manutenção das identidades nacionais e étnicas. Mesmo que o passado que as identidades atuais reconstroem seja, sempre, apenas imaginado, ele proporciona alguma certeza em um clima que é de mudança, fluidez e crescente incerteza. As identidades em conflito estão localizadas no interior de mudanças sociais, políticas e econômicas, mudanças para as quais elas contribuem.
Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Stuart Hall e Kathryn Woodward. Identidade e diferença - A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 24-5 (com adaptações).
A argumentação textual se apoia na ideia de que