“Quando os jovens percebem que podem migrar de usuários a criadores de tecnologia" (5º parágrafo). Sabe-se que o sentido de uma palavra é construído na situação discursiva, logo é correto afirmar que o verbo em destaque, nesse contexto, assume o seguinte significado:
A leitura do texto permite concluir que a afirmação presente no título se refere:
Para relatar que Castanhari informou ter feito a leitura de algumas partes de Mein Kampf, a autora do texto apresenta a seguinte afirmação: “que jura ter lido trechos da obra". Dessa forma, a autora:

Por meio das perguntas apresentadas no segundo parágrafo, o autor:

Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item que se segue.
No texto, o autor faz referência a um tipo de violência que é caracterizada pelos crimes praticados nas ruas e que podem atingir qualquer cidadão, e a um tipo de violência simbólica, caracterizada pela marginalização e pela criminalização de pessoas pobres.

Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item que se segue.
O texto visa comprovar que o aumento dos índices de criminalidade está relacionado à pobreza.
Com relação aos sentidos do texto CB1A1BBB, em que aparecem as personagens Mafalda (presente apenas no primeiro quadrinho) e Susanita, julgue o seguinte item.
No último quadrinho, a personagem Susanita percebe que seus argumentos estavam equivocados.

A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o próximo item.
As expressões “porcarias”, no segundo quadrinho, e “Não tem jeito”, no último quadrinho, são típicas da modalidade oral, e seu emprego é adequado ao nível de formalidade do gênero tirinha.

Acerca dos sentidos do texto CB1A1CCC, julgue o item subsequente.
Fabiano indignou-se com os urubus porque esses animais estavam ameaçando a ele e a sua família.
Considerando-se o contexto em que se insere, está inadequada a explicação dada para a expressão destacada no fragmento transcrito na alternativa
De acordo com o texto, o policial se distingue de um cidadão comum unicamente.
Sobre as diferenças entre a redação técnica e a estilística, está correto o que se afirma em I. A linguagem de uma é denotativa por excelência, já a da outra è marcada pela predominância da conotação. II. A comunicação inequívoca faz parte das características desta última, de modo que construções dúbias podem marcar presença apenas naquela. III. A finalidade discursiva se volta para a informação e o esclarecimento naquela e para a expressão artística por meio da escrita e para o entretenimento nesta (V. A clareza e a objetividade são marcas peculiares da primeira, enquanto o uso de recursos voltados para a estética, possibilitando múltiplas interpretações, identifica a segunda. V Uma se respalda em um conjunto de normas utilizadas pelo poder público para redigir seus documentos, e a outra tem por objetivo convencer o interlocutor sobre alguma temática enfocada. A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
Considerando a organização sintática de alguns enunciados do Texto 1, analise as proposições abaixo.
I. Em português, um sujeito pode ser colocado após seu predicado, como se observa no trecho: “Não estranha, portanto, que, historicamente, as questões linguísticas tenham servido a interesses muito diversos" (2º parágrafo), em que o predicado, destacado, introduz o enunciado, e seu sujeito está em posição posposta.
II. No trecho: “Se isso é verdade, considerando-se a língua como um todo, é mais verdade ainda entre nós, ocidentais, em relação à gramática, em geral." (3º parágrafo), o termo destacado é um aposto que cumpre a função de esclarecer, para o leitor, a quem o pronome “nós" faz referência.
III. No trecho: “Nada mais apropriado para esses intentos do que a compilação de gramáticas" (4º parágrafo), o segmento destacado desempenha a função de complemento nominal, já que integra o sentido do nome “compilação".
IV. No trecho: “Noutras palavras, se fez necessário, para as comunidades de falantes, um instrumento de controle" (5º parágrafo), a opção pela próclise revela que a autora optou por seguir um padrão muito comum na variante brasileira do português.
Estão CORRETAS:
A adequada interpretação do Texto 2 indica que, nele, faz-se uma crítica:
As alternativas seguintes trazem propostas de substituição de elementos no texto. Assinale aquela que NÃO pode ser aceita sob pena de prejudicar sintaticamente o segmento em que se encontra.