A autora do texto admite, nas primeiras linhas de sua análise, que "Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio." A comparação estabelecida pela autora indica que:
Do trecho “Tom Jobim esmerou-se na tradução sonora desses sentimentos, com um emprego dinâmico de acordes maiores e menores", compreende-se que esse autor
Considerando as hipóteses levantadas pelo autor nesse texto, é correto afirmar que
Texto para responder a questão.
Texto III – Para que ninguém a quisesse...
Do texto III, pode-se depreender o(a)
I- aspecto da cultura machista, que vê a mulher, apenas, como “objeto de cama e mesa".
II- parâmetros determinados pelo homem, em relação à mulher-objeto.
III- desfecho do texto, que realça o resultado do comportamento da mulher, marcado por um discurso silencioso e comovido.
Está CORRETO o que se afirma em
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue o item a seguir.
Conclui-se do texto que a “ambiguidade do papel do historiador” (ℓ.13) encontra-se no fato de que esse profissional colabora para o processo de construção do poder e, ao mesmo tempo, tem a possibilidade de subvertê-lo, sutilmente.
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
Depreende-se do texto que a economia global não interfere no desenvolvimento e na implantação de políticas públicas para as cidades.
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
Para o autor do texto, os cidadãos são os principais responsáveis pelas transformações ocorridas nas cidades.
No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o trecho “para que se conserve a lição do passado como intocável e permanente” (ℓ. 14 e 15) poderia ser reescrito da seguinte forma: afim de conservar, intocável e permanentemente, a lição do passado.
O terceiro, quarto e quinto parágrafos do texto I podem ser considerados