Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

No terceiro parágrafo, o autor avalia a relação existente entre a biografia e a obra de um autor e conclui que
Leia o cartum para responder à questão.

Considerando que a frase “Sonda espacial começa a explorar Marte" tem caráter informativo, contextualizando a temática do cartum, o vocábulo explorar deve ser entendido com o sentido de
Leia os quadrinhos para responder à questão.
Contribuindo para o efeito de humor dos quadrinhos, o vocábulo que está empregado com dois sentidos, um próprio e outro figurado, é:
Leia o texto a seguir para responder à questão.

O texto apresenta uma pesquisa do INAF, de 2018, sobre o analfabetismo funcional no Brasil, envolvendo 2.002 pessoas, distribuídas proporcionalmente nas regiões brasileiras. Com base nos dados colhidos, assinale a alternativa que corresponde às informações do texto.
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Atenção: Para responder à questão de número, baseie-se no texto abaixo.
É comum que a linguagem da propaganda empregue palavras ou expressões com maliciosa duplicidade de sentido. É o que ocorre, por exemplo, em
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
No 3º parágrafo do texto, enfoca-se, principalmente,
O dilema proposto no título antecipa a seguinte ideia, discutida no texto:

No terceiro parágrafo, a segunda frase introduz, com relação à primeira, a ideia de:

“Penso nos negros encontrando uns aos outros num espaço distante das diversas culturas e línguas que os distinguiam uns dos outros..." (1º parágrafo). A expressão “uns dos outros" indica:

Conforme a autora, aprender a língua inglesa, no contexto dado, representa:

De acordo com a discussão proposta no texto, a centralização dos Estados nacionais produz efeitos sobre as línguas que podem ser definidos pela seguinte formulação:

A menção à “famosa Ordonnance de Villers-Cotterêts", no quarto parágrafo, representa, em relação à discussão presente no terceiro parágrafo, uma:

No segundo parágrafo, a delimitação do sentido de “língua oficial" ocorre pelo emprego de um mecanismo linguístico descrito como:

“a gente entra como uma observação de uso no português falado no Brasil, em situações coloquiais" (1º parágrafo). Ao longo do texto, é possível perceber o seguinte posicionamento a respeito dessa afirmação: