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Para promover, junto aos alunos, o reconhecimento da função da literatura entre outras esferas da comunicação humana, o professor deverá
evitar o ato de examinar o diálogo entre um texto literário e um texto midiático, embora possa haver entre um e outro uma conexão temática; ao portar-se dessa maneira, impedirá que se apequene para o leitor o valor estético da literatura.
favorecer a discussão a respeito das expectativas dos gêneros na construção do sentido de textos postos em confronto; diante de gêneros como esses, ora reunidos, orientará a identificação de recursos segundo os quais se potencializa, menos em um, mais em outro, a sensibilidade acerca da produção e do descarte do lixo.
incentivar um juízo negativo a respeito da transgressão feita em relação às regras de colocação pronominal em “- Me enganei, ou eram cascas de camarão?”; enfatizará que, em qualquer situação de comunicação, é inadequado o uso de pronomes oblíquos átonos ao início de períodos.
fixar-se nos aspectos biográficos do autor, a fim de analisar as obras literárias com base na intenção do autor.
comprovar, por meio de análise intratextual e extratextual, que a função de informar é dominante tanto no texto literário quanto no texto informativo.
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