No texto 2A01, da leitura do trecho “Não teve tempo nem língua em que perguntasse ao desconhecido o que era.” (segundo período do terceiro parágrafo), infere-se que a forma como o termo “língua” está empregado está relacionada ao fato de o personagem principal
Com essa perspectiva do texto e considerando a relevância da leitura para a prática profissional de professores de língua portuguesa e para os leitores, assinale a alternativa correta.
No que tange aos traços estilísticos-composicionais, é correto afirmar que o texto indica, de forma predominante, características do gênero
Acerca do narrador, de Graciliano Ramos e de São Bernardo, assinale a alternativa correta.
A seleção dos adjetivos e de outros termos caracterizadores é fundamental para a produção de efeitos na composição dos textos. Dentre as passagens abaixo, retiradas do texto, assinale a que não destaca um exemplo de caracterização subjetiva.
A respeito da expressão destacada em “Claro que seu rosto era quase o mesmo de Georgina”, é correto afirmar que, na frase em que encontra, estabelece um papel de:
As partes de um texto precisam ser bem articuladas para a construção de seu sentido global. Considerando a última frase do primeiro parágrafo, percebe-se que ela:
Uma leitura atenta do texto permite-nos perceber que a subjetividade que o caracteriza já é antecipada no propósito apresentado logo no início. Nesse sentido, pode-se afirmar que, para o enunciador:
A partir da “peculiaridade incomum”, apresentada no segundo parágrafo, pode-se inferir que: