Após a publicação da Resolução nº 973/2022, as entidades de trânsito têm até o final do mesmo ano para conformar todas as sinalizações existentes aos novos padrões.
No que se refere ao transporte de cargas e produtos perigosos, julgue os itens a seguir, de acordo com a legislação vigente.
É permitido o transporte de pessoas juntamente com cargas perigosas, além da equipe auxiliar, desde que os indivíduos
transportados assumam formalmente os riscos envolvidos durante o percurso.
Conforme as disposições estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, Lei n.º 9.503, veículos de tração animal e bicicletas estão completamente isentos de seguir quaisquer regulamentações ou normas de segurança específicas impostas pelo código, incluindo requisitos de circulação, sinalização e equipamento de segurança, independentemente das condições de tráfego e da via.
De acordo com a Resolução CONTRAN nº 940/2022, é obrigatório que todos os capacetes destinados ao uso motociclístico sejam devidamente certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), assegurando que tais equipamentos atendam aos rigorosos padrões de segurança e proteção estabelecidos pelas normativas técnicas vigentes, a fim de garantir a integridade física dos usuários em situações de trânsito.
Os sistemas automáticos não metrológicos devem ter seus modelos avaliados pelo INMETRO ou por entidade acreditada por ele, conforme determinado pela Resolução CONTRAN nº 920/2022.
A respeito do trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação, assinale, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta uma afirmação INCORRETA, nos termos insculpidos no Código de Trânsito Brasileiro:
Normatiza o art. 140, do Código de Trânsito Brasileiro, que a habilitação para conduzir veículo automotor será apurada por meio de exames que deverão ser realizados no órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que CORRETAMENTE apresenta a categoria para qual está habilitado o condutor de veículo motorizado, excluída a motocicleta de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista:
José, num domingo ensolarado, decidiu ir cedo à praia com sua família. Como se tratava de um dia sem muito movimento, entendeu que poderia transitar com seu veículo na faixa da esquerda. Ocorre que esta faixa é de utilização exclusiva de veículos de transporte público coletivo de passageiros e não havia
nenhuma sinalização de trânsito permitindo a utilização desta faixa, por veículos automotores, aos domingos. No caso hipotético, a respeito da conduta de José, é CORRETO afirmar que:
Após realizar manutenção em seu veículo, Ernestina não se apercebeu que o óleo lubrificante do veículo que conduzia estava derramando, provocando poluição considerável ao longo da via. Alertada por outros motoristas, Ernestina fez pouco caso da situação e seguiu adiante, até a sua residência. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a ação de Ernestina é considerada:
De acordo com o art.158 do CPP, será indispensável o exame de corpo de delito nas
chamadas infrações vestigiais. Com base nessa informação, pode-se afirmar que na prática da
atividade policial e pericial locais de acidente de trânsito, via de regra, deixam inúmeros
vestígios e, portanto, vasto campo pericial. Ademais, é de suma importância, nestes casos,
a escorreita preservação da cadeia de custódia.Desta forma, em caso de sinistro com vítima
envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, assinale a
alternativa correta.
Dentre as infrações previstas no CTB, está o ato de estacionar veículo afastado da guia da calçada (meiofio) de cinquenta centímetros a um metro. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que indica CORRETAMENTE a penalidade a ser aplicada:
O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades. A respeito do Sistema Nacional de Trânsito, é correto afirmar que dele faz parte, EXCETO:
A segurança no trânsito é um conceito amplo que abrange medidas, políticas e ações destinadas a prevenir acidentes e proteger a vida de todos os
usuários das vias públicas, sejam eles condutores, pedestres, ciclistas ou passageiros. Envolve a criação de um ambiente viário seguro por meio de infraestrutura adequada, sinalização eficaz e fiscalização rigorosa, além da promoção de comportamentos responsáveis e prudentes por parte dos indivíduos. A respeito das condições de trafegabilidade dos veículos, assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere ao transporte de cargas e produtos perigosos, julgue os itens a seguir, de acordo com a legislação vigente.
O transporte de produtos perigosos não pode ser realizado em motocicletas, salvo se disposto em contrário no Código de Trânsito Brasileiro.
Em relação a deveres, obrigações e responsabilidades no transporte de cargas perigosas, julgue os próximos itens.
Ao alterar as condições de carregamento de produtos perigosos para uma melhor otimização de espaço de carga, o
transportador assume as responsabilidades atribuídas ao expedidor.