– Leia o texto:
“Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os
dois são levados para quartel da Polícia do Exército,
na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de
1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos,
como Ênio Silveira, dono da editora Civilização
Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell),
que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é
transferido para um outro quartel, em vila militar
no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela
ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis,
Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai
parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira
“selvagemente grande" cultivada por quase dois
anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos
para Salvador e lá permanecem confinados por mais
quatro meses. Proibidos de se apresentar em público
e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao
embarcar para Londres, um dos policiais afirma
para Caetano:
– Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se
entregar logo que chegue para nos poupar
trabalho".
(MARCELO, Carlos. 1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro:
Agir, 2009. p.40.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a
Ditadura Militar Brasileira (1964 – 1985), assinale a
alternativa correta:
A partir dessa época, a tortura passou a ser amplamente
empregada, especialmente para obter informações de
pessoas envolvidas com a luta armada. Contando com a
“assessoria técnica" de militares americanos que ensinavam
a torturar, grupos policiais e militares começavam a agredir
no momento da prisão, invadindo casas ou locais de trabalho.
A coisa piorava nas delegacias de polícia e em quartéis,
onde muitas vezes havia salas de interrogatório revestidas
com material isolante para evitar que os gritos dos presos
fossem ouvidos.
(Roberto Navarro – http://mundoestranho.abril.com.br.
Acesso em 24.03.2014)
Os aspectos citados no texto permitem identificar a época a
que ele se refere como sendo a da
Marque a alternativa CORRETA. O Golpe Militar de 1964 não trouxe para o Brasil mudanças significativas na estrutura econômica que permaneceu a mesma: capitalismo, latifúndio, forte presença do capital estrangeiro e na política a burguesia continuava a classe hegemônica. Os vencedores ESPERAVAM com o golpe:
“Em setembro de 1973, o golpe de Estado que derrubou o
presidente eleito Salvador Allende motivou um debate entre
advogados brasileiros da Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB). A ata da reunião da entidade ocorrida no mesmo mês
registra a proposta de um dos seus membros para ‘que a OAB
se dirija ao Governo do Chile solicitando seja respeitada a
situação jurídica dos brasileiros que ali se encontram
protegidos pelo instituto do asilo’. Outro advogado sugeriu
também a necessidade de recorrer à ONU”.
(Apud Denise Rollemberg. “Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos
Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964–1974)”. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND,
Denis (orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008, p. 93.)
A respeito da conjuntura política nacional e internacional da
década de 1970, assinale V para a afirmativa verdadeira e
F para a falsa.
( ) A OAB foi alvo de atentado a bomba por setores das Forças
Armadas que se opunham ao processo de abertura política
iniciado no governo Médici.
( ) A OAB e outras organizações da sociedade civil brasileira
atuaram dentro e fora do país em defesa dos direitos
humanos.
( ) A decisão da OAB de recorrer à ONU em defesa do direito
de asilo representou uma crítica indireta à ditadura
brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre o período pós-ditadura e de redemocratização do
Brasil, analise as afirmações abaixo.
I. Em 1985, a partir de medidas tomadas pelo
Congresso Nacional, partidos como o PC do B e o
PCB puderam sair da clandestinidade.
II. A Constituição de 1988, outorgada por Ulisses
Guimarães, é a sétima a reger o Brasil desde que o
país se tornou independente.
III. Com a vitória de Tancredo Neves, nas eleições de
1985, consolidou-se a vontade dos grupos que
optaram pela chamada transição conciliatória.
É correto o que se afirma em
O período compreendido entre 1964 a 1985, depois da deposição de Jango, o Brasil entra em uma nova trajetória onde o Trabalhismo de Getúlio Vargas e a era do Nacional-Desenvolvimento de Juscelino Kubitschek fica no passado e um novo período marcante da história surge, ou seja os anos de Chumbo. Em relação ao período pós 1964, marque a alternativa INCORRETA:
Para muitos cientistas econômicos, os anos 80 foram chamados de “década perdida”. Todavia, politicamente a sociedade brasileira vivenciou significativos avanços do ponto de vista da democracia. Leia e assinale a alternativa que evidencia as contradições ocorridas na década citada. I. A prioridade dada pela constituição de 1988 aos direitos de cidadania e o malogro dos planos de estabilização econômica. II. A intensa participação da sociedade civil no debate político e a derrota na emenda Dante de Oliveira. III. Exigências de saneamento do Estado e as expectativas de atendimento das demandas sociais. IV. A liberalização política e a discussão das demandas sociais e das políticas públicas destinadas a resolução de problemas sociais secularmente existentes.
O período da história brasileira marcada pela presença do autoritarismo estatal (1964 -1985) também foi palco para movimentos de resistências e, dentre eles, podemos associar no interior do território alagoano.
Sobre o governo imposto a partir do golpe de 1964 no Brasil, assinale a alternativa correta.
Analise o gráfico e observe a imagem.
A partir da análise do gráfico e da imagem está correto afirmar que no Brasil, no período do regime militar, a
Há muitas polêmicas e visões diferentes sobre
a posição brasileira no sistema global dos séculos
XX e no início do XXI.
Acerca dessas percepções e suas contradições
é correto afirmar, exceto:
Algumas diferenças fundamentais entre o Estado Novo getulista e os governos militares podem ser apontadas: o segundo
período teve caráter militar, Vargas, embora apoiado e sustentado no poder pelas forças armadas, era civil e governava nessa
condição. A política do governo Vargas era nacionalista, voltada para os interesses internos do país, enquanto a dos militares
seguia os ditames do capitalismo internacional, gerenciado pelo FMI. A política social e trabalhista de Vargas resultou em alguns
efetivos avanços populares (...). A política socioeconômica dos governos militares calou as reivindicações trabalhistas, sobretudo
impondo o arrocho salarial...
(In: Gilberto Cotrim. História Global: Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2002. p.568)
O texto faz referência a diferenças existentes entre o Estado Novo (1937-1945) e os governos militares (1964-1985). Contudo, é
importante destacar que ambos
O Brasil passou, no século XX, por dois momentos que se podem caracterizar como ditaduras: o Estado Novo varguista, entre 1937 e 1945, e o golpe civil militar, entre 1964 e 1985. Qual das alternativas abaixo indica corretamente duas semelhanças entre os dois regimes políticos?
O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema é proibido proibir. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente o dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a linha dura providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição.
Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre este AI, assinale o que está INCORRETO:
Nos anos de 1970 e 1980, a história da educação
[passou] a relacionar escola e sociedade, mas com o
peso colocado no prato desta última. [...] Foi o auge
do chamado reprodutivismo educacional, baseado,
por uma parte, no “estruturalismo marxista” de Louis
Althusser, para quem “o sistema das diferentes ‘escolas’
públicas e privadas” constituía o AIE (Aparelho
Ideológico de Estado) escolar [...], responsável, juntamente
com os outros AIEs, pela manutenção da estrutura
de dominação social, e, por outra parte, na sociologia
de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
[...], para os quais o sistema de ensino, empregando
a violência simbólica, contribui ideologicamente para
a perpetuação da ordem social.
CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de
história cultural e educação. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt
Santos; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia
Diana Rocha (orgs.). História, cultura e educação. Campinas,
SP: Autores Associados, 2006, p. 155-156 Adaptado.
O “reprodutivismo educacional”, mencionado no texto acima,
começou a ser criticado, no Brasil, no final da década de 1970
Os autores que buscavam referenciais alternativos a essa
concepção teórica argumentavam que a