As principais motivações para a proclamação da Confederação do Equador, que ocorreu entre julho e novembro de 1824, foram a
O relevo do estado do Acre possui características semelhantes ao de parte significativa da região Norte, onde existem diferentes unidades de relevo.Algumas delas são encontradas no Acre. Entre as unidades de relevo a seguir, a que ocupa a maior extensão territorial do estado doAcre é:
Dentro das políticas de governo voltadas para o povoamento do interior do Brasil, algumas chegaram a lograr êxito fixando pequenos grupos de moradores. Dentre essas políticas, cita-se como exemplo a denominada Marcha para o Oeste. Desta política, o projeto que mais fixou pessoas no interior do estado de Goiás foi
O desenvolvimento econômico de Rondônia se acelerou em fins do século XIX e início do século XX, com as práticas extrativistas. Em relação à economia de Rondônia, é correto afirmar:
A construção de condomínios fechados (horizontais ou verticais) tornou-se muito comum em Goiânia, que já é a terceira cidade em condomínios horizontais no Brasil. A opção por este tipo de moradia deve-se a uma série de fatores, dentre os quais se destaca a
A pecuária constituiu importante elemento na ocupação do território goiano durante e pós-período mineratório. O rebanho bovino formado por gado vacum contribuiu para a fixação de populações no interior do estado, bem como para o surgimento de novos povoados, às margens e entroncamentos dos caminhos utilizados no transporte das tropas. São exemplos de cidades que tiveram sua origem diretamente ligada a tais fatores:
No segundo semestre de 2013, a Usina Hidrelétrica de Sinop foi arrematada, em leilão, por um consórcio, e a expectativa é a expansão da sua capacidade de geração de energia. As alternativas a seguir identificam corretamente a importância desta usina para o desenvolvimento da região, à exceção de uma. Assinale-a.
Os fluxos migratórios no Estado do Rio Grande do Norte convergem, nos dias atuais, para polos economicamente dinâmicos em torno de dois municípios: Natal e
As consequências da Ditadura Militar para o Acre, como para boa parte da Amazônia brasileira, foram muito profundas e dolorosas. O início da década de 1970 foi marcado por uma nova diretriz governamental para o “progresso econômico” da região. Sob o discurso de “integrar para não entregar” foi estimulada uma nova ocupação da Amazônia. No Acre, o resultado mais evidente dessa política desenvolvimentista foi a “invasão dos paulistas”, como eram chamados genericamente os novos imigrantes que vinham do sul do país em busca de terras fartas e baratas. Uma das consequências de todo esse processo foi:
O estado do Acre e a parte ocidental do Amazonas retornaram ao antigo fuso horário em novembro de 2013, depois de uma longa polêmica que durou cinco anos. Segundo a lei, o estado doAcre volta a ter:
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Acre é de 0.751, posicionando-se na décima sétima posição no ranking brasileiro, em 2008. As cidades com melhor desempenho são:
Observe os intervalos harmônicos, quanto à sua qualidade afetiva.
A rede hidrográfica é um importante meio de transporte no Acre, uma vez que a maioria dos núcleos urbanos se encontra às margens de rios. As bacias hidrográficas que compõem a rede hidrográfica do Estado doAcre são:
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Acre é de 0.751, posicionando-se na décima sétima posição no ranking brasileiro, em 2008. As cidades com melhor desempenho são:
No final do século XIX, o atual estado do Acre passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. O embate entre os três países passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos, que ficou conhecido como Revolução Acreana.
A questão da posse do Acre foi resolvida através de um tratado assinado entre o Brasil e a Bolívia. Foi chamado de Tratado de:
Mesmo após os tratados de Petrópolis e de Limites com o Peru, as fronteiras do Estado do Acre com os vizinhos brasileiros (Rondônia e Amazonas) ainda continuaram indefinidas e sendo motivo para disputas políticas. Em abril de 2008, o Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa ao Estado do Acre contra o governo do Amazonas e estabeleceu que os limites do território acreano são aqueles estabelecidos pelo(a):