Sobre as competências estaduais no campo da segurança pública, assinale a afirmativa correta.
A respeito do processo de separação de Goiás e subsequente criação do Estado de Tocantins em 1988, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma das etapas.
Com relação aos aspectos físicos do Estado do Tocantins, especialmente no que se refere ao clima, à vegetação e aos biomas predominantes, assinale a afirmativa correta.
Nos primeiros dois séculos do período colonial, foram organizadas e normatizadas diversas práticas de controle da população indígena, entre as quais a descrita a seguir:
Deslocamento de indígenas de seus territórios originais para aldeamentos, geralmente estabelecidos por missionários ou autoridades coloniais. Este processo envolve a organização de expedições que visavam convencer ou forçar os indígenas a se mudarem, com o objetivo de integrá-los à cultura cristã e facilitar o trabalho agrícola, como também a obtenção de mão de obra.
Assinale a opção que indica corretamente a prática descrita no trecho.
Não se sabe o dia da fundação de Olinda; sabe-se que o povoado prosperou tanto, que em 1537, já estava elevado à categoria de vila. Em 12 de março de 1537, Duarte Coelho enviou ao rei de Portugal, D. João III, o Foral, carta de doação que descrevia todos os lugares e benfeitorias existentes na Vila de Olinda.
Em relação a história da fundação de Olinda assinale a alternativa INCORRETA:
A Guerra dos Mascates foi uma revolta ocorrida no primeiro decênio do século XVIII, precisamente entre os anos de 1710 e 1711, no atual estado de
Pernambuco. Em relação aos fatores e desenvolvimento da chamada Guerra dos Mascates julgue as sentenças abaixo:
I- A Guerra dos Mascates foi uma revolta cujas causas são exclusivamente nacionais, com as relações estabelecidas entre os colonos latifundiários, os imigrantes portugueses e os invasores holandeses.
II- Como fator do desenvolvimento do conflito pode-se citar os senhores de engenho perdiam a sua hegemonia política e a região em que estavam – Olinda – perdia sua relativa importância no quadro da produção social da riqueza, os mascates, ou seja, os comerciantes, conquistaram um amplo espaço de autonomia política e econômica.
III- No ano de 1710 que os senhores de engenho de Olinda decidem invadir a cidade de Recife, dando início à guerra que terminaria um ano depois. Imediatamente os invasores conseguiram dominar a cidade, mas logo em seguida foram derrubados, provocando uma enorme instabilidade na região.
Assinale a alternativa CORRETA:
(13/5/2022) Atualmente, o Distrito Federal (DF) tem 86 unidades de conservação (UC) geridas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e quatro sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Apesar de a maior parte do território ser formada por essas áreas protegidas, só 11% delas requerem preservação integral.
Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/>.
Acesso em: 10 maio 2024, com adaptações.
Com relação às unidades de conservação que integram a realidade geográfica do DF, assinale a alternativa correta.
No Espírito Santo, a Lei Complementar Nº 248, de 28 de junho de 2002, criou o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), sendo uma de suas competências ‘estabelecer diretrizes e orientar de forma compartilhada com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) as atividades técnicas e administrativas de informação, comunicação, mobilização social e demais ações relacionadas com a Política Estadual de Educação Ambiental’.”
(Disponível em: https://iema.es.gov.br/educacao_ambiental/historico, acessado em: 19/05/2024.)
Por meio do Iema, o estado do Espírito Santo concentrou esforços em ações sobre os impactos do chamado DESASTRE DO RIO DOCE, em 2015. O que foi o DESASTRE DO RIO DOCE?
Durante o período colonial, a economia da região Amazônica foi marcada por diversas atividades. Entre elas, uma prática específica foi conhecida como "drogas do sertão". Assinale a alternativa que descreve corretamente essa prática econômica.
Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, após Ouro Preto (MG), e seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico havia sido tombado pelo Iphan, em 1968. Em relação ao Centro Histórico de Olinda assinale a alternativa CORRETA:
Em que pese a participação majoritária do setor público na composição do produto interno bruto (PIB), o Distrito Federal (DF) possui PIB industrial de R$ 10,2 bilhões, equivalente a 0,5% da indústria nacional. Emprega 100.330 trabalhadores, sendo o oitavo maior PIB industrial do Brasil.
Disponível em: <https://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/ estado/df>. Acesso em: 10 maio 2024, com adaptaçõesAssinale a alternativa correspondente ao setor mais expressivo que compõe o PIB industrial do DF.
A cidade de Macapá é conhecida por uma característica geográfica única. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa característica.
A criação do Território Federal do Amapá foi um marco importante na história da região. Nesse sentido, podemos afirmar que o Território Federal do Amapá foi criado
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a dengue, doença viral que tem causado dezenas de mortes no Estado do Rio Grande do Sul, deixando a população em alerta para cuidados preventivos, sintomas e tratamento.
Em 2023, o projeto de um novo porto litorâneo foi habilitado por uma agência do Governo Federal. O investimento será de R$ 6 bilhões e promete melhorar a logística do RS, garantindo um novo ponto de escoamento de produção e o impulso da economia do litoral norte. Em qual município é projetada essa construção?