A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.
I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.
II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.
III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.
Com referência aos requisitos apresentados, julgue o item seguinte, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.
De acordo com o ITIL v3, a implantação do requisito III cabe à gerência de incidentes, que inclui a área/setor da organização que lida com o cumprimento de requisições.
Julgue o seguinte item, a respeito de enterprise content management (ECM) e de automação de processos de negócio (BPM).
No BPM, uma função de negócios descreve um grupo de atividades e competências especializadas; as atividades são conjuntos de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível de um produto ou serviço.
Julgue o item a seguir, a respeito da modelagem de processo de negócios.
BPMN (Business Process Modeling Notation) é uma ferramenta responsável pela realização de grande parte do ciclo de vida do gerenciamento de processos de negócio.
Com relação a notação, artefatos e atividades em modelagem de processo de negócio, julgue o item a seguir.
Grupo é um artefato que pode ser utilizado para destacar determinadas subcláusulas de um diagrama, e seu uso afeta o fluxo do processo.
Sobre padrões de mercado para o fornecimento de serviços de tecnologia da informação, analise as afirmativas as seguir.
I. O modelo do COBIT 5 pressupõe que governança e gestão são disciplinas que compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes.
II. O ITIL v3 sugere o outsourcing como estratégia a ser aplicada quando uma organização não possuir todas as habilidades necessárias para desenvolver e prover um serviço de TI.
III. O PMBOK descreve normas, métodos, processos e práticas para o gerenciamento de projetos com ciclo de vida previsível, sendo, desaconselhável para projetos com ciclo de vida adaptativo.
Está correto o que se afirma em
Analise as proposições abaixo, em relação aos processos da ITIL v3:
I. Gerenciamento do Nível de Serviço visa monitorar e divulgar os níveis de serviço em relação aos fornecedores, os níveis operacionais em relação aos clientes e usuários, e de contratos de apoio com terceirizados.
II. Gerenciamento de Capacidade visa assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI absorva as demandas evolutivas do negócio de forma eficaz e dentro do custo previsto.
III. Gerenciamento do Catálogo de Serviços visa garantir uma fonte única de informações consistentes e atualizadas sobre os serviços que estão operacionais e sobre aqueles que estão sendo preparados para entrar em operação.
IV. Gerenciamento de Disponibilidade visa assegurar que todos os recursos técnicos e serviços de TI necessários possam ser recuperados dentro de um tempo preestabelecido.
Assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que, segundo a Instrução Normativa SLTI-MPOG 04, apresenta as quatro etapas da fase de planejamento da contratação.
A respeito de gestão estratégica, julgue o próximo item.
A matriz SWOT, que tem a capacidade de visualizar os ambientes interno e externo, tornou-se uma ferramenta para planejamento estratégico da organização.
Julgue o item subsecutivo a respeito de tecnologia da informação (TI) na administração pública.
De acordo com a Instrução Normativa n.º 4/2014, a especificação dos requisitos da contratação é de competência do integrante técnico, nos casos em que for necessário especificar a arquitetura tecnológica.
No contexto do desenvolvimento de sistemas de processamento de dados, julgue o item a seguir, relativo ao gerenciamento de processos de negócio.
No BPMN (Business Process Model and Notation), utiliza-se o modelo de uma piscina (pool) que contém uma ou mais raias (lanes), na(s) qual(is) é possível inserir diversos símbolos, como retângulos arredondados (para representar processos, atividades ou tarefas ou subprocessos), setas (para representar uma sequência de fluxo) e losangos (para, a partir de avaliação de determinada condição, representar caminhos alternativos ou paralelos).
Julgue o item subsequente à luz das Resoluções CNJ n.º 182/2013 e n.º 211/2015.
A Resolução CNJ n.º 211/2015 estabelece para o Poder Judiciário a missão de melhorar a infraestrutura e a governança de tecnologia da informação e comunicação para que esse poder cumpra sua função institucional.
Considerando o que prescreve o Cobit 5, há uma distinção entre governança e gestão.
Na área de operação e serviços de TI, a diferença entre governança e gestão reside no fato de que é preciso que a primeira
No que se refere à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
A análise de riscos de contratação de solução de TI permeia todas as etapas da fase de planejamento da contratação e é aprovada e assinada pela respectiva equipe de planejamento.
O Princípio do COBIT 5, versão português, que explica como o framework alinha-se com outros padrões e modelos, permitindo, assim, que a organização use o COBIT 5 como o principal modelo para governança e gestão é:
No que diz respeito ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), julgue o item seguinte.
O CMMI para Aquisições (CMMI-ACQ) fornece as diretrizes para monitorar e gerenciar processos de desenvolvimento de sistemas.