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A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.

I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.

II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.

III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.

Com referência aos requisitos apresentados, julgue o item seguinte, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.

De acordo com o ITIL v3, a implantação do requisito III cabe à gerência de incidentes, que inclui a área/setor da organização que lida com o cumprimento de requisições.

Julgue o seguinte item, a respeito de enterprise content management (ECM) e de automação de processos de negócio (BPM).

No BPM, uma função de negócios descreve um grupo de atividades e competências especializadas; as atividades são conjuntos de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível de um produto ou serviço.

Julgue o item a seguir, a respeito da modelagem de processo de negócios.

BPMN (Business Process Modeling Notation) é uma ferramenta responsável pela realização de grande parte do ciclo de vida do gerenciamento de processos de negócio.

Com relação a notação, artefatos e atividades em modelagem de processo de negócio, julgue o item a seguir.

Grupo é um artefato que pode ser utilizado para destacar determinadas subcláusulas de um diagrama, e seu uso afeta o fluxo do processo.

Sobre padrões de mercado para o fornecimento de serviços de tecnologia da informação, analise as afirmativas as seguir.

I. O modelo do COBIT 5 pressupõe que governança e gestão são disciplinas que compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes.

II. O ITIL v3 sugere o outsourcing como estratégia a ser aplicada quando uma organização não possuir todas as habilidades necessárias para desenvolver e prover um serviço de TI.

III. O PMBOK descreve normas, métodos, processos e práticas para o gerenciamento de projetos com ciclo de vida previsível, sendo, desaconselhável para projetos com ciclo de vida adaptativo.

Está correto o que se afirma em

Analise as proposições abaixo, em relação aos processos da ITIL v3:

I. Gerenciamento do Nível de Serviço visa monitorar e divulgar os níveis de serviço em relação aos fornecedores, os níveis operacionais em relação aos clientes e usuários, e de contratos de apoio com terceirizados.

II. Gerenciamento de Capacidade visa assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI absorva as demandas evolutivas do negócio de forma eficaz e dentro do custo previsto.

III. Gerenciamento do Catálogo de Serviços visa garantir uma fonte única de informações consistentes e atualizadas sobre os serviços que estão operacionais e sobre aqueles que estão sendo preparados para entrar em operação.

IV. Gerenciamento de Disponibilidade visa assegurar que todos os recursos técnicos e serviços de TI necessários possam ser recuperados dentro de um tempo preestabelecido.

Assinale a alternativa CORRETA:

Assinale a alternativa que, segundo a Instrução Normativa SLTI-MPOG 04, apresenta as quatro etapas da fase de planejamento da contratação.

A respeito de gestão estratégica, julgue o próximo item.

A matriz SWOT, que tem a capacidade de visualizar os ambientes interno e externo, tornou-se uma ferramenta para planejamento estratégico da organização.

Julgue o item subsecutivo a respeito de tecnologia da informação (TI) na administração pública.

De acordo com a Instrução Normativa n.º 4/2014, a especificação dos requisitos da contratação é de competência do integrante técnico, nos casos em que for necessário especificar a arquitetura tecnológica.

No contexto do desenvolvimento de sistemas de processamento de dados, julgue o item a seguir, relativo ao gerenciamento de processos de negócio.

No BPMN (Business Process Model and Notation), utiliza-se o modelo de uma piscina (pool) que contém uma ou mais raias (lanes), na(s) qual(is) é possível inserir diversos símbolos, como retângulos arredondados (para representar processos, atividades ou tarefas ou subprocessos), setas (para representar uma sequência de fluxo) e losangos (para, a partir de avaliação de determinada condição, representar caminhos alternativos ou paralelos).

Julgue o item subsequente à luz das Resoluções CNJ n.º 182/2013 e n.º 211/2015.

A Resolução CNJ n.º 211/2015 estabelece para o Poder Judiciário a missão de melhorar a infraestrutura e a governança de tecnologia da informação e comunicação para que esse poder cumpra sua função institucional.

Considerando o que prescreve o Cobit 5, há uma distinção entre governança e gestão.

Na área de operação e serviços de TI, a diferença entre governança e gestão reside no fato de que é preciso que a primeira

No que se refere à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

A análise de riscos de contratação de solução de TI permeia todas as etapas da fase de planejamento da contratação e é aprovada e assinada pela respectiva equipe de planejamento.

O Princípio do COBIT 5, versão português, que explica como o framework alinha-se com outros padrões e modelos, permitindo, assim, que a organização use o COBIT 5 como o principal modelo para governança e gestão é:

No que diz respeito ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), julgue o item seguinte.

O CMMI para Aquisições (CMMI-ACQ) fornece as diretrizes para monitorar e gerenciar processos de desenvolvimento de sistemas.

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