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Information Technology Infrastructure Library (ITIL) corresponde a uma abordagem sistemática para garantir qualidade na entrega de serviços de TI, sendo apre-sentada também como “melhores práticas”.
Considere as afirmações abaixo relacionadas com a ITIL.

I - Gerenciamento financeiro é um dos processos listados como processo de estratégia de serviço.
II - Gerenciamento de redes e administração de banco de dados são atividades comuns da operação de serviços.
III - Entre os processos de desenho de serviço encon-tra-se o gerenciamento de segurança da informação.

Quais estão corretas?

Considere as seguintes afirmações sobre o Capability Maturity Model Integration (CMMI).

I - Um dos objetivos do CMMI é guiar a melhoria de processos na organização.
II - No CMMI, a representação contínua começa com práticas básicas de gerenciamento e progride por um caminho predefinido de níveis de sucesso, cada um servindo de base para o próximo.
III - No CMMI existem quatro disciplinas de conheci-mento denominadas: engenharia de sistemas, engenharia de software, desenvolvimento e integração de produtos e processos, e fontes de aquisição.

Quais estão corretas?

Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.

Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O cumprimento de requisições da ITIL é o processo que visa tratar solicitação do usuário que se refira a uma requisição para informações ou uma solicitação de serviços que não tenha sido originada de um incidente.

Considere as afirmações abaixo de acordo com a Instrução Normativa nº 4, de 2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI)/MPOG.

I - Solução de Tecnologia da Informação é um conjunto de bens e/ou de serviços de tecnologia da informação e automação que se integra para o alcance dos resultados pretendidos com uma contratação por qualquer órgão ou entidade inte-grante do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), discipli-nado pela Instrução Normativa.
II - A Análise de Riscos é um documento que contém a descrição, a análise e o tratamento dos riscos e ameaças que possam vir a comprometer o sucesso em todas as fases da contratação.
III - A Lista de Verificação é um documento ou ferra-menta estruturada, que contém a lista de todos os documentos relativos à contratação, que devem ser verificados antes da assinatura do contrato.

Quais estão corretas?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as fases do ciclo de vida dos processos às suas respectivas descrições.

(1) Projeto
(2) Implantação
(3) Execução
(4) Análise

( ) São incluídas no modelo informações técnicas que facilitam a execução do processo pelo Sistema de Gerenciamento de Processos.
( ) Inclui o levantamento sobre processos, ambiente organizacional e técnico.
( ) O histórico de execução é explorado e problemas são identificados, podendo levar à remodela-gem de processos.
( ) O Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio cria uma instância do modelo de processo.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

O diagrama de estrutura é uma ferramenta de decomposição funcional, onde o programa é visto como uma hierarquia de componentes funcionais. O conceito básico do diagrama de estrutura é a modularização. Cada componente funcional é um módulo do projeto, que será codificado e gerará um módulo do código fonte do programa.

O diagrama de estrutura é composto basicamente dos seguintes elementos, EXCETO:

Conforme o Modelo Entidade-Relacionamento, depois de identificados os atributos de cada um dos objetos, pode-se, sob o ponto de vista de classificação quanto à sua finalidade, enquadrá-los em três grandes grupos, denominados:

Atingir um melhor entendimento e representação uniforme da empresa; suportar o projeto de novas partes da organização; adotar um modelo utilizado para controlar e monitorar as operações da empresa. Os objetivos apresentados se referem à modelagem:

O ciclo de vida da implementação apresenta uma forma das organizações usarem o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) para tratar da complexidade e os desafios geralmente encontrados durante as implementações. Os três componentes interrelacionados do ciclo de vida são:

Segundo os fundamentos do ITIL v3, identifique os processos que fazem parte da fase de projeto de serviço e assinale a alternativa correta. I. Gerenciamento de configuração do serviço II. Gerenciamento de fornecedor III. Gerenciamento de continuidade de serviço IV. Gerenciamento de catálogo de serviço V. Gerenciamento de capacidade

De acordo com o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), todos os projetos podem ser mapeados para a estrutura genérica de ciclo de vida. Nesta estrutura, a fase que inicia após o aceite das entregas é denominada:

Julgue o item a seguir, acerca de processos de negócio.

Processos de negócio classificados como processos de gerenciamento estão diretamente ligados às experiências dos clientes finais, pois se ligam ao consumo dos produtos ou serviços da empresa.

Julgue o seguinte item, a respeito da identificação e delimitação de processos de negócios.

No mapeamento de determinado processo, é possível levantar componentes como custos e determinar qual entrada dará início ao processo de negócio.

A estratégia de negócio visa determinar a tecnologia necessária para traduzir a visão estratégica da organização em operações de negócio. Julgue o item que se segue, de acordo com a modelagem de processos.

Por meio da modelagem de processos em BPMN, é possível entender, coletando-se dados, o que levou determinado processo a não entregar ao cliente final o resultado esperado. Essa análise, conhecida como análise da causa-raiz, permite identificar o problema por meio de redesenho do processo.

O Architecture Development Method (ADM) do TOGAF estabelece uma metodologia para o desenvolvimento e manutenção da arquitetura, possuindo no centro do seu modelo de representação

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