Julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos, processos
e funções da ITIL V3.
Os processos responsáveis pela entrega dos serviços de TI (service delivery) pertencem ao nível tático, enquanto os responsáveis pelo suporte dos serviços de TI (service support) são do nível operacional.
Acerca de PMBOK, 4.ª edição, julgue os itens subsequentes.
O termo de abertura de um projeto deve ser assinado apenas pelo gerente de projeto.
São responsabilidades do Escritório do CIO, como área de suporte a planejamento e gestão de TI
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos e técnicas na elaboração de atividades a serem desenvolvidas para se atingirem objetivos predeterminados, dentro de um prazo estipulado e com recursos definidos. Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma instituição dedicada ao estudo de gerenciamento de projetos.
O processo de Gerenciamento Financeiro dos serviços de TI necessita prover pontos de controle que permitam avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que constituem pontos de controle conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator KPI). Os indicadores índice de custos contabilizados e índice de consultas atendidas dentro do prazo estabelecido são pontos de controle visualizados, respectivamente, nas seguintes perspectivas:
A ITIL define os processos necessários ao funcionamento de uma área da Tecnologia da Informação.
O processo preconizado pela ITIL, responsável por: identificar e definir os componentes que fazem parte de um serviço de TI; registrar e informar os estados desses componentes e das solicitações de mudança a eles associadas e verificar se os dados relacionados foram todos fornecidos e se estão corretos, proporcionando o suporte necessário à boa consecução dos objetivos dos demais processos da ITIL é denominado:
A respeito da Information Technology Infrastructure Library (ITIL), analise as afirmativas a seguir.
I. É independente de tecnologia e fornecedor.
II. É adequada para todas as áreas de atividade.
III. Está dividida em quatro domínios: planejamento e organização; aquisição e implementação; entrega e suporte; monitoração.
Assinale:
Uma nova empresa deseja desenvolver internamente seu primeiro sistema de informação. O gerente desse projeto concluiu, após diversas reuniões técnicas, que será necessário adquirir um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) comercial. Segundo o PMBOK, a seleção de fornecedores é um processo do gerenciamento de
A W3C publica documentos que definem as tecnologias web. Estes documentos seguem um processo destinado a promover o consenso, justiça, responsabilidade pública e qualidade. No final deste processo, a W3C publica recomendações, que são consideradas como padrões web. A recomendação que apresenta as diretrizes que explicam como tornar o conteúdo Web acessível a pessoas com deficiência é a
Sobre auditoria no sistema de segurança da informação, considere:
I. Um critério de auditoria pode ser uma norma ou um conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos.
II. O programa de auditoria precisa garantir a melhoria contínua e, para tanto, utilizar o ciclo PDCA.
III. A utilização de uma metodologia de gestão de projetos associada à etapa de implementação do programa de auditorias gera resultados muito positivos.
IV. Os procedimentos de auditoria precisam ser definidos mas não devem fazer parte da política de segurança da informação.
Está correto o que consta em
O processo de Validação e Teste de Serviço do ITIL
A respeito de suporte a clientes, julgue os próximos itens.
Algumas organizações possuem um terceiro nível de suporte ao cliente, que é uma linha de apoio que lida com as necessidades específicas de software, como atualizações e reparos de problemas que afetam diretamente o cliente.
Com relação a ITIL o principal objetivo do gerenciamento de serviços é se certificar de que os serviços de TI estão alinhados com as necessidades do negócio. Os processos abaixo fazem parte do grupo de entrega de serviços, EXCETO o processo de gerenciamento de
O sucesso de uma implantação de TI depende, em grande parte, de um projeto consistente. Com relação à Gerência de Projetos, às suas definições e aos objetivos, analise as afirmativas a seguir.
I - A avaliação do grau de sucesso de um projeto se obtém a partir da avaliação de uma série de fatores, tais como realização no prazo previsto e o consumo de recursos.
II - A competência de gerenciar implantações de baixa complexidade é da equipe de suporte de tecnologia.
III - O objetivo básico de um projeto é o desenvolvimento de uma tecnologia específica, dentro da área de atuação da equipe que o desenvolve.
IV - O resultado esperado de um projeto é o desenvolvimento de uma solução, dentro das restrições definidas no escopo da fase inicial, que atenda qualitativamente ao objetivo proposto.
Estão corretas as afirmativas
Segundo o CMMI é correto afirmar que