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Laura precisa utilizar duas estruturas de governança de Tecnologia da Informação, uma direcionada para os requisitos do negócio e outra com foco no gerenciamento de serviços de TI. Nesse caso, Laura utilizará, respectivamente:

Utilizando as recomendações do COBIT 5, uma equipe de Analistas do TJUSC, hipoteticamente, definiu, após a conclusão da análise das necessidades das partes interessadas, que a melhoria da satisfação da sociedade, com os serviços prestados, seria prioridade estratégica para o Tribunal. A partir dessa definição, buscou-se definir o que precisaria ser melhorado nos seguintes aspectos relativos à TI, obtidos da cascata de objetivos:

I. 01 Alinhamento da estratégia de TI e das atividades do Tribunal.

II. 04 Gestão do risco organizacional de TI.

III. 07 Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de trabalho do Tribunal.

IV. 09 Agilidade de TI.

V. 10 Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos.

VI. 14 Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão.

VII. 17 Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação do trabalho do Tribunal.

Com base no exposto,

De acordo com os princípios que norteiam o COBIT 2019, um sistema de governança de tecnologia de informação empresarial deve:

De acordo com o Guia PMBOK, 6ª Edição, o gerenciamento dos custos de um projeto inclui vários processos para possa ser realizado dentro do orçamento aprovado.

 

O processo de monitoramento do status do projeto para atualizar custos e gerenciar mudanças da linha de base dos custos, é denominado.

Com relação aos propósitos dos portais corporativos do tipo B2B, analise as afirmativas a seguir.

I. São concebidos para interagir com parceiros, distribuidores e fornecedores e tratar aspectos de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e gerenciamento de relacionamento mútuo com o cliente (CRM).
II. Representam uma vantagem competitiva para a empresa pois automatiza e facilita a venda direta de bens e serviços para os consumidores finais.
III. Permitem identificar e localizar novas oportunidades de negócios e novos parceiros de negócios, distribuidores e fornecedores.

Está correto o que se afirma em

Sobre os componentes de alinhamento estratégico e compliance no contexto da implementação de governança de Tecnologia da Informação (TI), julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

I. O processo de alinhamento estratégico da TI consiste em determinar o alinhamento no que diz respeito a arquitetura, infraestrutura, aplicações, processos e organização com as necessidades atuais e futuras do negócio.
II. A gestão de demanda consiste em analisar a dinâmica do negócio, indicativos de necessidade de novos serviços, melhoria dos serviços existentes, necessidade de aumento de capacidade em sistemas e infraestrutura.
III. As competências são as habilidades e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e a implantação das iniciativas de TI e que estarão presentes na estrutura organizacional e nos processos de serviços de TI.

A sequência correta é

No contexto do PMBOK, o processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades das partes interessadas a fim de cumprir os objetivos, cujo principal benefício é fornecer a base para definição e gerenciamento do escopo do produto e do escopo do projeto, é conhecido como o processo de

Uma das mudanças mais relevantes apresentadas na 7ª edição do Manual de Gerenciamento de Projetos – PMBOK diz respeito à introdução do conceito de “Domínios de Desempenho do Projeto”. NÃO corresponde a um desses “Domínios”:

A Estratégia de Serviços, de acordo com a ITIL v3 atualizada em 2011, é a integração da estratégia do negócio com a área de TI e está relacionada com as habilidades da área de TI em gerar ativos de serviços. A estratégia de serviços tem 4 pontos principais, conhecidos como 4 Ps, descritos abaixo.

P-I. Refere-se à visão da organização, em que se definem seus valores e convicções. Define a direção na qual o provedor de serviço vai colocar seus objetivos.

P-II. Define como a organização vai ser vista por seus clientes e serviços oferecidos.

P-III. Representa os procedimentos da organização. Exemplo: se uma empresa decidiu que vai oferecer serviços baratos, não faz sentido desenvolver um serviço de alta qualidade que custará mais do que seus clientes possam pagar.

O P-IV descreve como a organização vai executar a estratégia de serviços, ou seja, passar do as is (como está) para o to be (como será) e é denominado

Sobre os grupos de processos do PMBOK, julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

I. O grupo de processos de iniciação é formado por processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente.
II. O grupo de processos de execução é formado por processos realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
III. O grupo de processos de encerramento é formado por processos realizados para concluir ou fechar formalmente um projeto, fase ou contrato.

A sequência correta é

O COBIT® 2019

Com relação ao gerenciamento de projetos (PMBOK, 6.ª edição) e ao gerenciamento de serviços (ITIL, v. 4), julgue o próximo item.  

O ITIL, v. 4, é um framework proprietário, ou seja, uma empresa que queira implementá-lo terá de adquirir uma licença na organização responsável pela sua comercialização

Segundo o Guia PMBOK, 6ª edição, um portfólio é definido como sendo

Leia o fragmento a seguir.


“Segundo o Guia PMBOK, 6ª edição, uma métrica da qualidade especificamente descreve um atributo de projeto ou produto e como o processo de _____ verificará a conformidade com ela. Alguns exemplos de métricas da qualidade incluem, _____, número de defeitos identificados por dia, _____, pontuações de satisfação do cliente e porcentagem de requisitos cobertos pelo plano de testes como uma medida da cobertura de testes”.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Com relação aos processos de gerenciamento da qualidade de projeto descritos no Guia PMBOK, 6ª edição, analise as afirmativas a seguir.

I. Planejar o Gerenciamento da Qualidade – Processo de identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, e documentar como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.
II. Gerenciar a Qualidade – Processo de transformar o plano de gerenciamento da qualidade em atividades da qualidade executáveis que incorporam no projeto as políticas de qualidade da organização.
III. Padronizar a Qualidade – Processo de mensurar e registrar resultados da execução de atividades de gerenciamento da qualidade para avaliar o desempenho e garantir que as saídas do projeto sejam completas, corretas e atendam às expectativas do projetista.

Está correto o que se afirma em 

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